TCE

A irresponsabilidade com os cuidados na pandemia

2020 está sendo um ano marcante para todas as pessoas, com a chegada de um novo vírus, o covid-19, que veio para mudar de forma radical o dia-a-dia da sociedade como um todo.


A pandemia que tomou de conta do mundo, fez com que pessoas parassem de trabalhar, escolas adotassem métodos de aulas online, uso constante de máscaras, álcool em gel, distanciamento social, lockdowns em várias cidades do mundo, super lotação em hospitais e a morte de muitas pessoas.
Ainda não foi encontrada uma vacina 100% eficiente para combater o coronavírus, mas com os cuidados aos poucos várias cidades do mundo tem retornado suas atividades, mas tomando os cuidados necessários.

No Brasil irá ocorrer as eleições para vereador e prefeito em todas as cidades, tomando todas as medidas e respeitando o que foi solicitado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) juntamente com a Justiça Eleitoral.

Coari é um municipío do localizado no Amazonas e assim como em todo o resto do país, a justiça eleitoral local elaborou um documento no qual solicita determinados cuidados que os candidatos devem tomar.
Este documento foi assinado por 99% dos candidatos locais, com excessão do senhor Robson Tirantes, atual candidato a prefeitura de Coari.

O candidato em questão negou-se assinar o devido documento por acreditar na necessidade de ir às ruas com carreatas causando assim aglomerações, algo que está previamente proibido segundo a justiça eleitoral.

Neste período eleitoral, o município em questão apresentou um aumento na quantidade de pessoas infectadas pelo vírus. Nos últimos 21 dias, Coari apresentou 94 novos casos em leito clínico, 7 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 4 óbitos e nas últimas 24 horas 11 pessoas precisaram ser transferidas para capital do estado, Manaus.

Leis existem para serem cumpridas, o mundo vive sofrendo constantemente com a pandemia, todos os dias pessoas morrem por conta do vírus, colocar necessidades políticas acima de vidas é algo realmente necessário? Carreatas, passeatas e aglomerações realmente não influenciariam com a propagação do vírus? A justiça eleitoral pede para que todos os candidatos respeitem as regras de precaução, sua grande maioria está cumprindo com da melhor forma possível, por que apenas um dos candidatos não quer seguir as leis?

O papel dos futuros representantes é cuidar e zelar pelo bem estar da população, seguir os cuidados básicos na prevenção ao covid-19 é uma delas.

Por Thaís Ramos