TCE

O município de Presidente Figueiredo foi escolhido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), para receber a solenidade de abertura da Copa da Floresta, a maior competição de futebol amador do Amazonas, reunindo 36 equipes e mais de 1 mil atletas do interior do Estado. A abertura da competição, foi nesta quarta-feira (16/08), no Centro de Treinamento da Jayoro e atraiu para a cidade, dezenas de jornalistas esportivos da capital, autoridades e dirigentes de futebol amador.

“Esse é um evento que vai mostrar Presidente Figueiredo para o mundo. Nosso município, que é conhecido como a Terra das Cachoeiras, agora, passa a ser conhecido também pelos grandes eventos, especialmente, eventos esportivos”, disse a prefeita Patrícia Lopes, destacando a importância da cidade receber a solenidade de abertura da Copa da Floresta e sediar os jogos do Grupo 1 da competição.

“Fico muito feliz com isso, porque essa é uma gestão que apoia e incentiva o esporte. Acreditamos muito no talento que temos e, tenho certeza, que deste campo, poderá sair grandes revelações do nosso município. Além disso, aquece a economia, porque movimenta a rede hoteleira, restaurantes e também o comércio, taxistas e mototaxistas”, destacou Patrícia Lopes.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, agradeceu a prefeita de Presidente Figueiredo pela sensibilidade em apoiar a realização do evento e elogiou as ações que a gestão municipal desenvolve para incentivar o esporte.

“A Copa da Floresta trará Presidente Figueiredo de volta ao cenário do futebol amazonense, porque a prefeita Patrícia Lopes não só abriu as portas para que a cidade fosse a primeira sede da competição, como apoiou a Liga Esportiva local para que pudesse preparar sua seleção para a disputa”, afirmou Rozenha, que disse não ter dúvida de que a competição vai revelar bons jogadores, para suprir os times profissionais do Estado.

Ednailson Rozenha também agradeceu o apoio do governador Wilson Lima, que tem contribuído, de forma decisiva, para o resgate e fortalecimento do futebol amazonense.
O secretário estadual de Desporto e Lazer, Jorge Elias, representou o governador Wilson Lima, na solenidade de abertura da Copa da Floresta. Também estiveram presentes os vereadores Marcos Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, Thales Pacheco, Tharlisson Barros, Virgílio Mendonça, César Amaral, Assis Arruda, Haroldo Bittar, Raimundinho Vidraceiro e a deputada estadual, Joana D’Arc.

*Valorizando a prata da casa*
Além dos jogadores da seleção, dois outros figueiredenses, tiveram papel de destaque na solenidade de abertura da Copa da Floresta: a servidora pública Helen Ingrid, da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), cantou à capela, o hino nacional brasileiro e o agricultor familiar Pedro Lima Gomes, 71, do Ramal do Adelmo, na comunidade Boa Esperança, localizada no KM 120 da BR 174, deu o ponta pé inicial da competição. Além de plantar macaxeira, abacaxi e outras frutas e legumes, Pedro Gomes e sua família, criam tambaqui e matrinxã, projeto iniciado com apoio e assistência técnica que recebe da prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada).

*Arbitragem 100% feminina*
A primeira edição da Copa da Floresta vai entrar para a história do futebol amazonense. Pela primeira vez, jogos de uma competição oficial da FAF, serão conduzidos por uma arbitragem 100% feminina.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, revela a importância deste momento e ressalta que a gestão “A floresta é a bola da vez” tem como objetivo mostrar que as mulheres são fundamentais para o futebol.

“Estamos vivendo um momento histórico. Nossa gestão tem como objetivo provar o quanto as mulheres são fundamentais para o futebol. Elas devem e merecem ter esse espaço. A Copa da Floresta é apenas o começo para elas”, afirmou.

As partidas em Presidente Figueiredo terão Elivane Trindade da Costa, como arbitra principal; e como assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá, Adriana Costa Farias, Noélia Chaves da Paixão e Alini Miranda Gil.

As árbitras escaladas são experientes e já comandaram partidas decisivas no Campeonato Amazonense Série A, mas esta será a primeira vez, que elas vão atuar juntas, com uma arbitragem composta somente por mulheres.

*Urucará vence primeiro jogo*
As seleções de Presidente Figueiredo e Urucará, do Grupo 1, fizeram o primeiro jogo da Copa da Floresta. Embora os anfitriões tenham aberto o placar, os visitantes viraram o jogo e venceram por 6 a 1.

Nesta quinta-feira (17/08), a partir das 16h, será a vez de Itacoatiara e Rio Preto da Eva, se enfrentarem no gramado na Arena da Cana, como é conhecido o campo do Centro de Treinamento da Jayoro, onde acontecerão todos os jogos do Grupo1, em Presidente Figueiredo. O Time da Casa volta a campo no sábado, a partir das 16h, para enfrentar a seleção de Iranduba.

Foto: Paula Oliveira e Tamyres Cunha – Dircom/PF