TCE


A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), recebeu representantes das cooperativas de saúde que estão reivindicando melhorias de trabalho e o pagamento de salários atrasados. Os profissionais estiveram na galeria do Plenário Ruy Araújo, nesta quarta-feira(6).

De acordo com a parlamentar, a reivindicação é legítima e precisa ser priorizada pelo Poder Público para que a população não continue sendo penalizada. Os profissionais reduziram atendimentos da rede ambulatorial, que não são urgentes, desde o último dia 1º de dezembro.

“Precisamos otimizar os gastos em Saúde, melhorar a qualidade de vida da população e valorizar quem nos ajuda na assistência que são esses profissionais”, reforçou.

Nesta semana, Mayara enviou o Ofício nº 361/2023 à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) sugerindo o remanejamento do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) e redirecionamento provisório de parte da arrecadação para pagamento dos débitos em atraso.

Concurso público

Como medida a médio e longo prazo, a Dra. Mayara inseriu emendas à Lei Orçamentária Anual(LOA) para que parte do recurso orçamentário do estado, em 2024, seja para realização de concurso público na Secretaria de Saúde do Amazonas(SES). A emenda foi sugerida ano passado e novamente neste ano.

“A gente precisa, em definitivo, priorizar a pauta da Saúde. Se formos olhar os gastos em saúde com terceirização de mão de obra, em nenhum estado é assim. A forma como isso continua sendo feito é insustentável, precisamos urgente do concurso público para contratação direta desses profissionais. “ finaliza a parlamentar.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Mayara Pinheiro

Foto: Divulgação