TCE

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), em parceria com o Sebrae Amazonas, através do programa Cidade Empreendedora, realizou no período de 21 a 23 de agosto, no auditório da prefeitura, o Encontro Integrado do Turismo Municipal. Participaram do evento, que é um desdobramento do Plano de Ordenamento do Turismo (POT), aprovado no ano passado, donos de atrativos, hotéis e pousadas, guias turísticos, instituições públicas, vereadores, entidades de classe e cooperativas.

Durante os três dias de encontro, foram definidas as principais metas e estratégias que serão contempladas no Plano Municipal de Marketing Turístico e que vão nortear a implantação do Selo de Qualidade de Serviços Turísticos e do Voucher Integrado do Turismo Sustentável, propostas contempladas no POT e que deverão começar a ser implementadas, ainda este ano.

A programação começou com um seminário de planejamento para construção coletiva das ações, projetos e metas que deverão fazer parte do Plano de Marketing do Turismo, com a participação do doutor e mestre em Turismo e Hotelaria pela Univali, Cálidon Costa da Conceição, que compartilhou com os participantes, estratégias de desenvolvimento do turismo, evidenciando oportunidades, possibilidades e benefícios do segmento.

Na sequência, foram formados grupos de trabalho para definição das principais metas do plano de marketing turístico, para discussão dos critérios e normas para implementação do Selo de Qualidade e os detalhes da proposta de criação do voucher turístico. Além, disso, os participantes discutiram a minuta do Projeto de Lei (PL), que será encaminhado pela prefeita Patrícia Lopes ao Legislativo Municipal, regulamentando o Turismo de Aventura em Presidente Figueiredo.

“Este é um momento crucial, para nós como município, pois estamos expandindo nossas ações e demonstrando a importância da construção participativa para o segmento, além de melhorar a organização do turismo local”, destacou o titular da Semtec, Edvan Carias.

A secretária adjunta da Semtec, Elianda Miranda dos Santos Rocha, enfatizou que o ordenamento do turismo em Presidente Figueiredo é uma ação de governo, da gestão Patrícia Lopes, para impulsionar a geração de emprego e renda, melhorar a qualidade de vida da população e estabelecer uma nova matriz econômica, sustentável para o município.

O vereador Thales Pacheco, representante da Câmara Municipal no Conselho Municipal de Turismo, definiu o encontro como sendo uma ferramenta necessária para a economia do município e que, a participação do legislativo nas discussões, tem o intuito de contribuir para os avanços do turismo, para elaboração de projetos de lei, que possam fortalecer o turismo local.

“Gratificante para todas as esferas dos poderes municipais, a Câmara se coloca à disposição para que as políticas públicas avancem junto ao Executivo e ao trade turístico, com isso os empreendedores sintam-se apoiados”, enfatizou.

Plano de Marketing
De acordo com o secretário Edvan Carias, o plano de marketing turístico de Presidente Figueiredo tem como objetivo principal orientar as iniciativas municipais na promoção do turismo, destacando seu potencial econômico e social.

“O plano visa atrair visitantes, estimular a economia local, preservar o patrimônio cultural e natural e melhorar a qualidade de vida da comunidade”, definiu.

Selo de Qualidade
Sobre o Selo de Qualidade, a secretária Elianda Rocha, disse que tem como propósito incentivar melhorias na gestão de negócios e na qualidade dos serviços oferecidos no setor turístico, promovendo boas práticas, competitividade e eficiência por meio de um planejamento e organização adequados.

Os empreendedores precisarão passar por diversas etapas, incluindo a qualificação, para obter o selo, que será validado a cada ano.

Voucher turístico
Para aprimorar a venda de produtos e atrações turísticas, será introduzido o voucher turístico em Presidente Figueiredo. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento do turismo e da economia local. A venda de produtos turísticos por meio de vouchers permite um destino mais organizado, coleta de dados, compreensão dos turistas e tomadas de decisões mais eficazes.

Foto: Tamyres Cunha/Dircom-PF