O Deputado Federal, Capitão Alberto Neto, participou, nesta terça-feira (19/04), em Brasília, da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro. A solenidade foi marcada pelos 374 anos da Força, que foi comemorada no Quartel General do Exército Brasileiro.

A solenidade foi marcada pela presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), do vice-presidente, General Hamilton Mourão (Republicanos), Ministros e representantes do Exército de 19 países estrangeiros, além dos Comandantes da Aeronáutica, do Exército Brasileiro e da Marinha, também estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do Senado, Rodrigo Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

O dia do Exército faz referência à vitória brasileira na 1º Batalha dos Guararapes, em 19 de Abril de 1648, ocasião em que índios, brancos e negros uniram-se para expulsar os holandeses do Nordeste do país.

Durante a solenidade, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, lembrou do seu tempo de militar e relembrou dos momentos difíceis em que o Exército atuou em defesa do País. “Em todos os momentos difíceis que nossa nação atravessou, as Forças Armadas e o nosso Exército, sempre estiveram presentes. Assim foi em 1922, 1935, 1964 e, também, em 1986, com a transição [do regime militar (1964-1985) para o período democrático]” , disse o presidente.

Ainda durante o evento, foi realizada a imposição da medalha da Ordem do Mérito Militar, que é a mais elevada distinção da força militar. Também foi feita a imposição da Medalha do Exército Brasileiro.

O deputado federal, Capitão Alberto Neto, foi agraciado com a Medalha do Exército Brasileiro, que é destinada para Civis ou Militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse ou do bom nome do Exército.

Para o deputado federal, Capitão Alberto Neto, foi uma honra receber a Medalha do Exército Brasileiro “Que honra, neste 19 de abril, em que o Exército Brasileiro completa 374 anos, poder receber das mãos do presidente do STM, General Matos, a Medalha do Exército Brasileiro” . disse

Além do Deputado, Capitão Alberto Neto, outras autoridades, como o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também receberam a medalha.

Condecorações

A Medalha Exército Brasileiro foi instituída em 2016 destinada a distinguir cidadãos e instituições civis brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse ou do bom nome do Exército.

A medalha da Ordem do Mérito Militar, é a mais elevada distinção da força e foi criada em 1934 para premiar militares da força terrestre que tenham prestado relevantes serviços ao país ou tenham se destacado no exercício de sua profissão; personalidades civis e militares brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços ao Exército; bem como organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que se tornaram credoras de homenagem especial.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Cap. Alberto Neto

Foto: Divulgação