TCE

Um homem teve as duas pernas amputadas após sofrer um acidente enquanto dava manutenção em um guindaste. Tudo aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) e o equipamento está instalado em uma obra no município de Vitória.

O acidente aconteceu, mais especificamente, no momento que o trabalhador fazia a manutenção de um aparelho conhecido como grua. O dispositivo fica acima dos 24 andares do edifício.

O assessor técnico do Crea-ES, Sérgio Augusto, explicou que, no meio do trabalho, cabos de aço se soltaram e voltaram-se contra o trabalhador.

“Os cabos de uma bobina se embolaram e aí o operador dessa bobina pediu auxílio a outro funcionário para que eles pudessem fazer o procedimento. Eles fizeram contato com a assistência técnica da empresa, que orientou o que eles deveriam fazer. Os funcionários estavam puxando o cabo, quando, de repente, por uma energização acidental ou algo do tipo, o cabo tracionou e nessa hora o cabo enrolou nas duas pernas do funcionário e acabou decepando-as”, explicou o assessor.

O funcionário, que ainda não foi identificado, foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o hospital. Durante a tarde, fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) estiveram no local para analisar as instalações.

“Eles estão fazendo a coleta das informações de todas as empresas terceirizadas envolvidas na obra. Essas empresas estão sendo levantadas para que a gente faça uma análise”, apontou Augusto.

Segundo o assessor técnico do Crea-ES, o local, aparentemente, está em dia com as documentações.

O espaço vai se transformar em um condomínio. Ao todo, são 24 andares construídos ao lado de outros empreendimentos na Enseada do Suá, em Vitória.

A partir desta sexta-feira (28), as investigações terão sequência com o auxílio da Delegacia Regional do Trabalho.

O jornalismo da TV Vitória/RecordTV entrou em contato com a empresa responsável pela obra, mas até o momento não obteve retorno. Uma nova vistoria do Crea-ES está prevista para acontecer na obra na sexta-feira (28) pela manhã.

* Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória/RecordTV.