O governador Wilson Lima anunciou, neste sábado (10/07), que vai assinar um convênio com a Prefeitura de Itacoatiara para recuperação do sistema viário da zona urbana da cidade. Ele disse, ainda, que o Estado vai auxiliar na recuperação de vicinais da zona rural do município.

Os anúncios foram feitos durante o mutirão de vacinação contra a Covid-19 realizado em Itacoatiara e, simultaneamente, em outros quatro municípios: Urucará, Itapiranga, Iranduba e São Sebastião do Uatumã.

“Nós estamos conversando com o prefeito, para recuperar completamente o pavimento da cidade de Itacoatiara, que por muito tempo ficou prejudicado. Estamos no trâmite final para a assinatura desse convênio, que é um recurso que passaremos para a prefeitura para pavimentar o município, esse ano ainda”, disse Wilson Lima.

Outra parceria discutida com a prefeitura é para recuperar ramais da zona rural de Itacoatiara. “Com relação à questão da área rural, nós temos um programa da nossa Secretaria de Produção Rural para recuperação de ramais. Podemos recuperar aqueles que são os principais corredores de distribuição de alimentos, aqueles que reúnem a maior quantidade de produtores”, ressaltou o governador.

Modernização da AM-010 – Wilson Lima destacou, também, que já assinou o contrato para reforma e modernização da AM-010, que vai fortalecer o desenvolvimento econômico de Itacoatiara e outros sete municípios do entorno da rodovia: Itapiranga, Manaus, Rio Preto da Eva, Urucará, Urucurituba, São Sebastião do Uatumã e Silves.

“Já assinei o contrato de pavimentação da AM-010, já dei a ordem de serviço esta semana, e até o final deste mês começamos a trabalhar aqui na AM-010. As mobilizações das máquinas já começam e as empresas, a partir de agora, têm um prazo para começar a fazer a contratação de pessoal e, também, o deslocamento dessas máquinas, a montagem de usinas de asfalto”, disse o governador.

Segundo Wilson Lima, serão cinco frentes de trabalho atuando ao mesmo tempo ao longo da rodovia. Ele destacou que a obra irá gerar 10 mil empregos. “Neste ano iremos entregar 100 km pavimentados. Temos uma meta ousada de no ano que vem, entregar a AM-010 toda pavimentada, modernizada, e com segurança para população que mora nessa região”, afirmou.

Segurança Pública – O governador também informou que nos próximos dias vai inaugurar o serviço de monitoramento do município, para reforçar as ações de segurança pública em Itacoatiara.

“No final do mês aqui em Itacoatiara nós iremos lançar o programa de monitoramento, que é algo inédito. Inclusive quero destacar que uma emenda parlamentar do deputado Cabo Maciel, que nós complementamos, que será interligado com o sistema lá em Manaus”, explicou.

Wilson Lima destacou, também, o anúncio do concurso para as forças de segurança cujas comissões serão formadas em até dez dias, o envio de mais homens da Polícia Militar para Itacoatiara e a reforma de unidades policiais no município.

“Nós lançamos concurso público para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança. E em novembro estaremos entregando um grupo formado de policiais, que também virão para o município de Itacoatiara. Também iremos reformar o Batalhão de Polícia e também a Delegacia de Polícia aqui do município de Itacoatiara”, disse.

FOTOS: Michael Dantas/Cultura