Cerca de 1.750 idosos e familiares receberão melhores atendimentos e mais atividades com a entrega dos equipamentos

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou nesta quinta-feira (17/03), o fomento oriundo de edital para o setor social, no valor de R$ 149.350,00, para o Instituto Abílio Pontes. O benefício foi entregue na sede da entidade, localizada no bairro da Redenção, zona oeste de Manaus, pela primeira-dama e madrinha do FPS, Taiana Lima.

“É gratificante estar aqui, hoje, pois venho em nome do governador Wilson Lima realizar esta entrega para todos vocês aqui da instituição. Saibam que esta parceria me deixa muito feliz e, mais ainda, em saber que agora vocês terão mais evolução em suas atividades. Isso é só o início, podem contar sempre conosco, pois este é um governo humano que trabalha para todos e para todo o estado, tanto para a capital como para o interior”, afirmou Taiana Lima.

Benefício – O Instituto realiza pela primeira vez parceria com o Governo do Estado. Com o recurso recebido, foram adquiridos equipamentos como impressora, retroprojetor, tela para projetor, móveis, aparelhos de TV e de ar-condicionado, máquina fotográfica e bebedouro.

“Agradecemos de coração ao Governo do Estado, na pessoa do governador Wilson Lima e, também, à primeira-dama Taiana Lima, pelos benefícios entregues para a nossa instituição, por meio de um projeto de edital do FPS, pois os materiais que recebemos serão de muita utilidade para a nossa comunidade e, principalmente, para os idosos que aqui participam”, destacou Frank Abílio, presidente da Instituição.

Objetivo – Com a aquisição dos equipamentos, o instituto promoverá atendimento aos idosos e suas respectivas famílias, com o objetivo da inclusão social e da prevenção aos riscos; ofertar atividades que contribuam para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvendo oficinas para inclusão digital. São quatro grupos de convivência com atividades de informática, que terão ampliado o seu universo informacional, com foco nos eixos de convivência, fortalecimento de vínculos e participação, além de proporcionar conhecimento em informática básica.

‘Edneia Franco, 61, moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo, pratica atividades como ginástica e artesanato no Instituto, emocionada, agradeceu ao governador e à primeira-dama pela entrega dos equipamentos. “Eu sou uma das jovens participantes aqui do Abílio Pontes e, hoje, o dia é só de felicidade e gratidão ao nosso governador Wilson Lima e sua esposa Taiana Lima, que têm olhado de forma especial para nós com a entrega destes bens, que irão nos trazer qualidade e melhorias no nosso dia a dia”, agradeceu Edneia.

Entidade – Os serviços ofertados pelo Instituto Abílio Pontes aos seus 249 beneficiados, atendidos diretamente, e 1.500 de forma indireta, são realizados diariamente com acompanhamento psicossocial, através de atendimentos e triagem de segunda a sexta-feira.

Os principais aspectos abordados são o aprimoramento das atividades físicas e recreativas, a estimulação e a socialização entre idosos, oferece rodas de conversas com temas variados, oficinas lúdicas, oficinas de ginástica, curso de artesanato, curso de inclusão digital, atendimentos fonoaudiólogo, de fisioterapia, de técnico de enfermagem dentre outros.

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

 

 

Fonte: FPS

Foto: Breno Brandão