TCE

Os torcedores da Francesa e da Baixa do São José têm um novo espaço digital para brincar de boi. O Governo do Amazonas, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam), lançou nesta segunda-feira (05/06) o “desafio” (challenge) de toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Do Caprichoso, as toadas selecionadas para a brincadeira foram “O Ritmo É De Boi”, “Sentimento Porreta” e “Pode Avisar!”. Do Garantido foram “Vendaval de Amor Garantido”, “Nasci Para Ser Vermelho” e “Treme Terra”. Ao todo, são seis filtros de dança e seis Reels com os sucessos dos bumbás que podem ser utilizados pelos torcedores.

Todos os filtros e desafios, assim como o passo a passo para utilizá-los, estão disponíveis no perfil da Arsepam no Instagram (@arsepamamazonas). Os materiais são compatíveis com os sistemas iOS e Android dos smartphones.

O diretor-presidente da Agência Reguladora do Amazonas, João Rufino Júnior, destacou que a iniciativa é uma maneira de homenagear as torcidas e, também, de proporcionar um novo divertimento para o 56º Festival Folclórico de Parintins.

“Essa foi uma forma que a Agência Reguladora encontrou para homenagear as torcidas dos bumbás e de participar mais ativamente dessa grande festa, e não somente no seu papel institucional de fiscalizar o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros”, disse o gestor.

*Detalhes do projeto*

Responsável pela direção-geral do projeto, o jornalista Rafael Seixas destacou que todas as gravações dos filtros, desafios e demais produtos ocorreram no Porto de Manaus, fundamental no transporte dos torcedores para o festival folclórico. Também é forma de mostrar o importante papel da Arsepam na execução do serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros.

“Só é possível ir para Parintins de avião ou de barco. A grande maioria vai para a Ilha Tupinambarana por meio das embarcações 0para curtir o festival. Por isso, optamos por fazer as gravações no Porto de Manaus. É uma forma também de homenagear o importante papel social das embarcações”, disse o jornalista, que também é chefe de comunicação da Arsepam.

*Filtro*

O diretor-geral explicou que as conversas sobre o projeto iniciaram no final de março, em conjunto com os estudos de viabilidade sobre o filtro. Foram feitos testes e aplicações no Meta Spark Studio, software desenvolvido para elaborar filtros para o Instagram, com o intuito de atingir o máximo da resolução disponível pela plataforma.

As gravações, assim como a articulação de produção, foram desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), contando com o apoio das presidências e dos movimentos de dança de ambos os bois.

*Ainda vem mais*

Outros produtos referentes ao projeto serão divulgados em breve nas redes sociais da Arsepam, como as filmagens das coreografias das músicas utilizadas nos filtros e Reels; o making of do projeto; e os visualizers (registros visuais) das toadas do ano do Caprichoso e Garantido.

*FOTO*: Arsepam/Divulgação