O iPhone já deixa você ocultar algumas imagens da galeria há algum tempo. Mas a Apple deixou o recurso ainda mais seguro: no iOS 16, o acesso às fotos pessoais e de nudes escondidas no app Fotos poderá ser protegido com o Face ID ou Touch ID. A novidade chega junto a outros incrementos para garantir mais privacidade.

A atualização é destinada ao álbum de fotos ocultas do app Fotos. Para refrescar a memória, atualmente, os usuários de iPhone podem esconder fotos da galeria sem precisar de outro aplicativo ou instalar alguma ferramenta. O acesso ao álbum secreto, porém, não requer o uso de senha ou biometria.

E é aí que entra o iOS 16, que finalmente vai mudar este mecanismo. Nas configurações do Fotos, há uma opção para proteger o álbum Ocultos e a pasta com as fotos e vídeos apagados com biometria e senha. É o que aponta uma página com novos recursos do iOS 16:

Esta definição, sem dúvida, é um incremento e tanto. Afinal, tem quem guarde fotos íntimas ou de documentos no celular e, mesmo com a senha da tela de bloqueio, prefira uma camada extra de proteção. Por isso, é preciso recorrer a apps de terceiros que, cá entre nós, nem sempre têm o mesmo padrão de segurança.

E esta não é a única novidade envolvendo o Face ID. O iOS 16 também vai permitir o uso do reconhecimento facial mesmo quando o celular está na horizontal. A Apple, no entanto, afirmou que a mudança funciona em “modelos de iPhone suportados” sem especificar quais seriam as variantes compatíveis.

Com informações do site Terra