TCE


Amazonas – A deputada Joana Darc (UB) realizou, na manhã desta quarta-feira (18), no bairro Nossa Senhora da Graça, uma ação que ocasionou no resgate de 5 cães e 2 gatos. A parlamentar recebeu a denúncia, por meio de suas redes sociais, de que o tutor não tinha condições mentais e financeiras para cuidar dos animais, deixando sem água e alimentação, o que ocasionava nos maus-tratos.

Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Joana ressalta a importância de cuidar do bem-estar dos animais, mas também da saúde da família já que um dos tutores, de acordo com relatos de vizinhos, tem esquizofrenia.

“É um assunto muito delicado, pois afeta não somente os animais, mas também a comunidade e a própria família. Infelizmente, eles não estão aptos para cuidar desses animais, o que ocasiona nesses maus-tratos, por mais indireto e sem vontade de maltratar os bichinhos. Estamos levando os animais para avaliação veterinária, pois muitos se encontram desnutridos e desidratados”, disse Joana Darc.

A ação contou com ajuda do delegado Adriano Félix, do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e com uma equipe da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A situação da família é de vulnerabilidade social e, após o ocorrido, passará a ser acompanhada pela equipe da Sejusc.

Adoção e condição dos animais

O local onde residiam os animais era um ambiente totalmente insalubre, cheio de fezes e com um forte odor de urina, além de não terem acesso a água e sem a devida alimentação. A saúde dos 7 animais está sendo averiguada e acompanhada pela equipe pet da deputada Joana Darc, pois a possibilidade de anemia, principalmente nos cachorros, é alta.

Um dos animais encontrados estava com um grave tumor nas partes traseiras e precisará passar por cirurgia. A parlamentar pede ajuda da população para que, após a castração, vacinação e vermifugação, adotem esses animaizinhos, tendo em vista que todos os dias Joana e sua equipe resgata animais no Amazonas.

“Resgatamos todos os setes animais, mas preciso de lar temporário e, posteriormente, adoção responsável para eles. Em especial, um que está com um grave problema nas partes de trás, talvez, devido a um possível tumor que estourou”, pontuou.