TCE
Sidney Coutinho usou sua impressora 3D para produzir protetores de orelha para profissionais da saúde — Foto: Arquivo Pessoal 


Acessório evita que os profissionais fiquem com as orelhas machucadas devido à pressão dos elásticos das máscaras de proteção.
Um jovem de 24 anos decidiu fazer a sua parte e ajudar os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Ele está usando uma impressora 3D para criar acessórios que servem para proteger as orelhas daqueles que passam muitas horas usando máscaras de proteção, que podem causar machucados devido à pressão das alças de elástico.
Morador de Santos, no litoral de São Paulo, o programador Sidney Ferreira Coutinho conta que já conseguiu imprimir cerca de 150 protetores em apenas dois dias. O objetivo dele é oferecer mais conforto aos médicos, enfermeiros e a todos os profissionais da saúde, aliviando as dores causadas pelas máscaras. Alem disso, ainda ajuda a deixá-las mais ajustadas no rosto.
“Faço parte de grupos de impressão 3D e vi muita gente tentando ajudar. Então, decidi fazer esses protetores que necessitam apenas do material da impressora. Foi uma forma simples que encontrei de fazer minha parte. Os profissionais da saúde usam as máscaras por muito tempo, vi fotos de orelhas sangrando. Com o protetor, eles podem prender os elásticos no suporte, evitando um desgaste físico “.
O programador revela que os protetores são superfáceis e baratos de fazer. Basta inserir o molde desejado no software da impressora, colocar o plástico ABS no equipamento e aguardar a impressão. Com um quilo do material, que custa em torno de R$ 55, é possível produzir 500 acessórios. De acordo com ele, leva cerca de 1h15 para imprimir 11 protetores simultaneamente.
Coutinho ainda explica que a comunidade 3D é tão grande que foram disponibilizados diversos moldes gratuitos para impressão de máscaras e protetores de orelha, que é o que ele está usando. Então, ele aproveitou a impressora 3D que tem em casa e colocou para funcionar a todo vapor. Agora, o jovem pretende doar as máscaras para os hospitais de Santos.
“Em seguida, já vou começar a produzir mais protetores. Eu fico muito feliz em saber que posso ajudar de alguma forma. Acho que é o minimo que podemos fazer por esses profissionais que estão se privando de tantas coisas, inclusive de ficar com suas famílias, para fazer horas de plantão e salvar a vida de tantas pessoas infectadas pelo coronavírus”, finaliza.
A Prefeitura informa que interessados em fazer doações à Secretaria Municipal de Saúde podem entrar em contato pelos telefones 3213-5101 e 3213-5102 ou pelo e-mail [email protected].