TCE

Miami – Vestido com roupas e trajes tradicionais da tripo Pataxó, que vive entre o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais, o líder indígena Arassari visitou escolas em Miami para mostrar as origens do seu povo na história do Brasil. Ao todo, foram dez apresentações, que celebraram a diversidade cultural dos povos indígenas.

“Nossa intenção é fortalecer cada vez mais os cursos de português, fazendo eventos que promovam a difusão cultural brasileira, o conhecimento sobre o Brasil e o fortalecimento da língua portuguesa”, destacou José Renato Ferreira, vice-cônsul do Brasil em Miami.

Durante os encontros com alunos e professores, Arassari mostrou alguns objetos de caça e tentou contar experiências do povo que vive na floresta e que não são exploradas em livros.

“Nós somos os responsáveis por 80% de todo o ecossistema do mundo. Então, sair do meu país para levar essa temática para o mundo inteiro é gratificante, uma vez que estamos inseridos nesse contexto”, reforçou Arassari.

“Eu achei muito legal que ele contou que a origem do nome Brasil, que eu não sabia, vinha dos índios Pataxós”, disse David Bettini, aluno da escola Ronald W. Reagan Doral Senior High.