TCE

A Fifty Vapor trabalha com carro, moto, casa e, em breve, também com cozinhas industriais

Qualquer tipo de lavagem se utiliza de uma grande quantidade de água. Um hotel, por exemplo, consome 350 litros por hóspede; um lava jato, cerca de 400 por veículo, segundo uma pesquisa feita pela Fecomércio de São Paulo. Já a lavagem a vapor, não. Para higienizar um carro, são gastos apenas cinco litros de água. E essa não é a única vantagem desse novo tipo de lavagem que chegou a Manaus pela empresa Fifty Vapor.

Como o vapor é produzido por água a 180 graus e é aplicado em alta pressão, a sujeira é removida facilmente sem a necessidade de muita esfregação ou do uso de produtos químicos. Isso traz grandes benefícios. Na lavagem automotiva, a pintura é preservada; nas motos não há risco de danos aos componentes eletrônicos; em sofás e colchões, vírus e bactérias são eliminados facilmente e, em poucos minutos, estão secos e prontos para uso.

Fora tudo isso, a lavagem a vapor é benéfica para o meio ambiente. Primeiro pelo baixíssimo consumo de água em seu processo de limpeza, e, depois, pelo não uso de produtos químicos.

Onde utilizar a limpeza a vapor?
Ela é utilizada na indústria alimentícia, em hospitais, banheiros públicos, cozinhas, na lavagem de carros, motos, aviões, barcos, ônibus, colchões, tapetes, sofás, entre outros.

Na limpeza automotiva, por exemplo, a lavagem do carro ou moto é feita toda com vapor, panos de microfibras e escovas. Na parte interna do veículo o vapor é usado no painel, console, colunas de portas, cintos, bancos, teto e carpete, renovando plásticos, tecido e couro. Na área externa é utilizado na lataria, pneus, rodas e caixa de rodas, além do motor.

Nos cuidados residenciais, o vapor entra na higienização e sanitização de estofados, carpetes, colchões, cortinas, pias, eliminando germes, ácaros e outros microrganismos.

Quem faz a limpeza a vapor em Manaus?
Em Manaus, a primeira empresa especializada nesse tipo de lavagem é a Fifty Vapor, localizada na avenida Codajás, 126-A, na Cachoeirinha.

Criada pelos irmãos Márcio e Marcelo Azevedo, ela chega com essa nova proposta de lavagem automotiva e residencial. Eles estão trabalhando por agendamento tanto pelo Instagram (fiftyvapor), quanto pelo WhastApp (98658-5151).

A ideia, segundo os irmãos, surgiu depois de terem tido problemas com lavagens convencionais de suas motocicletas. Foi então que, pesquisando alternativas, descobriram o vapor. Inicialmente, a intenção era apenas o segmento de duas rodas, mas eles perceberam que poderiam entrar no ramo da estética automotiva como uma pegada mais ecológica e, também, no segmento residencial.

O próximo passo será atuar na área industrial, inicialmente com cozinhas, e também no segmento da aviação corporativa.