BRASIL – O autor de novelas Gilberto Braga morreu, na noite desta terça-feira (26), aos 75 anos no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela Rede Globo.

Gilberto estava internado desde a última sexta-feira (22), no Hospital Copa Star, Copacabana, para tratar uma infecção sistêmica a partir de uma perfuração de esôfago e não resistiu.

 

O autor era casado com o decorador Edgar Moura Brasil; os dois estavam juntos há mais de 40 anos. O autor completaria 76 anos no próximo dia 1º de novembro.

Trabalhos

O autor escreveu mais de 20 novelas. Suas tramas ficaram famosas por quase sempre apresentarem um assassinato misterioso nos últimos capítulos. Entre seus maiores sucessos estão “Dancin’ Days” (1978), “Corpo a Corpo” (1984), “Anos Dourados” (1986), “Vale Tudo” (1988), “Dono do Mundo” (1991) e “Celebridade” (2003). Em 2008, ele venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela com “Paraíso Tropical”.

Em outubro de 1976, o autor adaptou o livro clássico “Escrava Isaura”, um dos maiores sucessos da Globo. Com a atriz Lucélia Santos como protagonista, a novela alcançou repercussão internacional e rendeu à atriz o Prêmio Águia de Ouro na China, a primeira vez que uma atriz estrangeira recebeu uma homenagem no país.

Seu último trabalho na Globo foi Babilônia (2015). Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, com quem estava junto há quase 50 anos.

 

Fonte: Uol Notícias