TCE


Evento ocorre no período de 6 a 8 de dezembro. Os quatro trabalhos aprovados são oriundos de pesquisas voltadas à área da educação de Nova Olinda do Norte

 

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aprovou, de forma inédita, quatro trabalhos científicos oriundos de pesquisas voltadas para área da educação no município de Nova Olinda do Norte, que foram aceitos no IX Encontro Nacional das Licenciaturas (IX Enalic). O evento será na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, no Rio Grande do Sul, no período de 6 a 8 de dezembro.

Durante o encontro, acontecerá também o VIII Seminário Nacional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) e o III Seminário do Programa Residência Pedagógica. O tema central é Democracia e Direitos Humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais e tem como objetivo promover um espaço de diálogo entre professores da educação básica, docentes do ensino superior, licenciandos, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação, a partir de debates com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Apresentação de trabalhos

Os professores cursistas que participarão do evento são acadêmicos do curso de Pedagogia do Parfor/UEA, no município de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manasu), sendo eles: Janilson Miranda com o trabalho intitulado Formação docente: experiências do Parfor no município de Nova Olinda do Norte, Amazonas; Ester Castro com o trabalho Experiências do uso de filmes no ensino fundamental por professores de Nova Olinda do Norte (Amazonas); Daila Jussara Lemos apresentará o Material didático reciclável na prática docente: uma realidade factível para professores de Nova Olinda do Norte (Amazonas) e, por fim, será apresentado o trabalho Interface entre os saberes populares e as atividades didáticas realizadas por professores de Nova Olinda do Norte (Amazonas), pela acadêmica Cristiney Alagoas e colaboradores.

Janilson Miranda diz que participar do evento é uma oportunidade única de mostrar como a educação é transformadora. “Jamais imaginei um dia ir pra um lugar distante, e hoje por meio da educação estou tendo a oportunidade de defender meu município e o nosso estado do Amazonas. Defender o programa Parfor será uma experiência única. Sou muito grato a ele pelo meu desenvolvimento pessoal e profissional. Agradeço a oportunidade que as coordenadoras do programa nos deram na pessoa das professoras Luciane e Silvia”, relata.

Para as coordenadoras Luciane Souza e Silvia Freitas, a participação do Parfor no IX Enalic é uma grande oportunidade para os acadêmicos que são do interior do estado. O evento possibilita a interação com professores de diferentes instituições do Brasil, trocas de experiências acadêmicas e profissionais, as quais enriquecerão currículos dentro do processo formativo do curso de graduação apoiado pelo programa Parfor.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da UEA

Foto: Divulgação