TCE

Em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ofertou diversos serviços aos colaboradores da Usina Termelétrica (UTE) do município. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), com o objetivo de incentivar o público masculino presente a cuidar da própria saúde.

Na ocasião, profissionais da Unidade Básica de Saúde da União, em parceria com alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), promoveram palestras sobre causas, sintomas e exames para fechar um diagnóstico do câncer de próstata, além de realizarem testes rápidos, vacinação, solicitação de exames e encaminhamento para realização de vasectomia.

Para o técnico em instrumentação e automação Umberto Vane Pereira, de 55 anos, que realiza exames periódicos a cada seis meses, cuidar da saúde é uma prioridade. “Uma ação dessa no trabalho é excelente, por isso disse logo que seria o primeiro”, comentou, referindo-se a realização de testes rápidos e a imunização com a quarta dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

O representante de segurança e saúde da Siemens, Adriano Cavalcante, destacou que a empresa apoia a campanha Novembro Azul e realiza diversas atividades com a sua área médica, tendo nesta quinta o apoio especial da Semsa. “Hoje estamos gratificando nossos colaboradores com essa palestra e os serviços, reforçando a grande importância que é cuidar da saúde do homem”, disse.

Em Coari, a programação da campanha Novembro Azul está sendo realizada desde o dia 1° deste mês em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e área rural do município.

As ações incluem atendimentos e consultas com especialistas, exames de PSA (utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo de a doença apresentar sintomas), ultrassonografia de próstata, além de palestras e uma jornada cirúrgica de vasectomia, que será realizada durante os dias 5, 12 e 13 no Hospital Regional de Coari (HRC).