TCE

Com a participação de cerca de 120 estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 21/8, uma ação do programa “Minha escola saudável”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e teve a finalidade de promover a sociabilização, bem como o desenvolvimento físico integral das crianças e adolescentes, por meio de atividades desportivas. A atividade ocorreu no 4º Centro de Geoinformação do Exército Brasileiro, na zona Oeste.
água e vou tentar fazer o remo também. Tudo bem legal”, expressou.

A estudante foi acompanhada pela sua mãe, a manicure Rocicleide Cardoso, que aprovou a iniciativa extra sala promovida pela Semed.  “Eu achei maravilhoso, porque é um exercício a mais para as crianças em ter uma ocupação neste domingo. Tudo isso vai melhorar o desempenho da Clarisse na escola, pois ela já é ativa, então isso é mais um belo incentivo”, afirmou.

Conceito

O programa “Minha Escola Saudável foi criado em 2021” e é uma ação exitosa da rede municipal de educação. A iniciativa está entre as atividades desenvolvidas pela Divisão de Apoio à Escolar (Dage) e já atendeu 32 escolas, além de cerca de 1.400 estudantes. Os impactos positivos da ação são o aumento da melhor participação em atividades físicas, acesso à alimentação mais saudável e melhor socialização na comunidade escolar.

Conforme o coordenador do programa, Luiz Oliveira, o projeto possui a característica de ser abrangente a fim de proporcionar aos estudantes melhores condições de vida. Além disso, mencionou como a ação atingiu o seu objetivo em prol da educação municipal.

“O programa ‘Minha Escola Saudável’ é uma ação multidisciplinar e envolve várias áreas. Tem a questão da atividade física, mas também temos acompanhamento nutricional, psicologia, além de abranger várias modalidades esportivas. Hoje, priorizamos a atividade do remo, porque a gente quis envolver todas as modalidades no ambiente do remo. Então, em uma manhã de domingo, ter o esporte e a educação contribuindo para esses mais de cem meninos do programa é muito satisfatório”, ressaltou.

Além das atividades físicas, também houve um cardápio especial com frutas e sucos para os alunos, pais e professores envolvidos, além de uma breve palestra ministrada pela nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar, Solange Freitas. A profissional de saúde explicou o acompanhamento nutricional que os estudantes recebem.

“Fazemos educação nutricional nas escolas, preparamos o cardápio e vemos os alimentos para enviar às escolas. Nossa equipe dá orientações e realizamos palestras com os alunos, pais e comunidade para estimular essa alimentação mais saudável”, completou