Foto – João Viana / Arquivo Semcom

Com o objetivo de apresentar os programas de nutrição da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Manaus realiza nesta quarta-feira, 9/9, às 9h30, uma live sobre o tema, que será transmitida pelo canal do YouTube (https://youtu.be/VA5J9gHhicA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que o encontro virtual será um momento oportuno, para que a população reconheça a importância das iniciativas voltadas à nutrição desenvolvidas pela rede municipal.

“Uma boa alimentação previne uma série de doenças e tem impacto por toda a vida. A transmissão desta quarta-feira será uma ótima oportunidade, para além de conhecer os programas municipais de nutrição, desfazer alguns mitos que cercam a alimentação saudável”, explica.

Programas

A coordenadora das Ações de Saúde Nutricional da Semsa, Lia Ferreira da Silva, que será a entrevistada da live, vai destacar os sete programas de nutrição da Prefeitura de Manaus, que têm o objetivo principal de apoiar as crianças na fase da primeira infância, e que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Os programas contemplam uma série de cuidados com foco na promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos, com ações realizadas na rede de atenção primária, embasada na Estratégia Saúde da Família”, pontuou.

Lia Ferreira explica que a Semsa desenvolve os programas Bolsa Família, Crescer Saudável, Suplementação de Ferro, Suplementação de Vitamina A, Amamenta e Alimenta Brasil, e NutriSUS, que são coordenados pelo Ministério da Saúde, além do Leite do Meu Filho, iniciativa do município de Manaus.

Com exceção do Leite do Meu Filho, que contempla a entrega de compostos lácteos para a suplementação alimentar de crianças de seis meses a 5 anos de idade, até os demais programas são colocados em prática por meio de orientações realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da rede municipal.

“Realizamos palestras, rodas de conversas e apresentações nas dependências das unidades, enquanto os usuários aguardam pelo atendimento ou em encontros regulares. Assim como os demais integrantes da equipe multidisciplinar de uma unidade básica, os nutricionistas prestam assistência no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, e também às crianças que têm alergia a algum tipo de alimento ou adultos com alguma restrição”, exemplificou Lia.

Segundo ela, a equipe dos programas de nutrição qualifica o trabalho dos outros profissionais com um olhar voltado também para a vigilância alimentar e nutricional desses usuários.