TCE

Preta Gil, que luta contra um câncer de intestino, deu entrada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, após sentir um mal-estar. De acordo com o jornalista Leo Dias, do “Fofocalizando”, SBT, a artista estava com viagem marcada para o Maranhão, quando se sentiu mal e precisou ir até a unidade de saúde.

Preta foi atendida pelos médicos e recebeu autorização para voltar para casa. Ela anunciou que se afastaria das redes sociais para preservar a saúde mental em 12 de junho.

Quando decidiu se ausentar da web, ela escreveu: “

Queria começar esse texto dizendo que estou doente e não me refiro ao câncer. Estou doente emocionalmente. Nesses últimos três meses tentei de todas as maneiras me manter sã dentro do possível, onde minha vida que já estava muito difícil, ficou bem pior. Eu me cuido, tenho psiquiatra, psicanalista, terapeuta, rede de apoio e mesmo assim, a dor e a decepção são tão, mas tão fortes, que eu adoeci. Eu decidi que preciso me ausentar das redes sociais e mergulhar mais fundo na minha cura emocional e espiritual, pois sinto que essa dor está atrapalhando meu processo de cura do câncer. Tenho amigos fiéis que não me abandonaram, uma família que é meu alicerce, fãs lindos que me enchem de amor, a melhor equipe médica e mais um monte de gente que me ama e me apoia. Me sinto grata demais por isso. Não se preocupem comigo, sei que vou superar, sei que vai passar. O tempo é rei. Sei também que ainda vai doer, mas vencerei e me curarei dessas doenças!! Obrigada pelo carinho e amor, até breve.”

SAÚDE DE PRETA

Em janeiro deste ano, Preta Gil falou da doença pela primeira vez.

“Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo, e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos pra seguir tranquila e confiante”, disse em uma publicação, na época.

Em abril, ela viajou para São Paulo para dar continuidade ao tratamento e sempre dá um jeito de tranquilizar seus fãs a respeito de cada etapa da luta contra a doença.

O adenocarcinoma é um tipo de câncer que tem origem nas células glandulares, podendo se desenvolver em vários órgãos do corpo, como próstata, estômago, intestino, pulmões, mamas, útero ou no pâncreas, por exemplo. As informações são do Tua Saúde, vinculado à Rede D’Or.

A evolução do adenocarcinoma depende do momento do diagnóstico e do local onde o tumor teve origem. Pode ter um crescimento mais lento, devendo ser acompanhado regularmente, ou crescimento mais rápido, havendo maior risco de metástase e devendo o tratamento ser mais urgente.

Assim, é importante que o clínico geral ou oncologista seja consultado assim que forem identificadas alterações que sejam sugestivas de adenocarcinoma, pois assim é possível que o tratamento seja iniciado logo em seguida.

 

 

 

Fonte: O Fuxico

Foto: Divulgação