Foto: Eduardo Cavalcante

Provas foram iniciadas nesta segunda-feira (22/11)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, iniciou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é realizada em todo o país. Na capital, mais de 11 mil alunos, em 32 escolas da rede estadual, realizaram a avaliação.

No primeiro dia, participaram do exame 3.072 alunos do 5° ano e 4.846 do 9º ano do Ensino Fundamental, além de 3.687 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, foram 11.605 alunos presentes na avaliação, somando 86% de presença em toda a rede estadual da capital.

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, que as escolas públicas do Brasil são avaliadas. No Amazonas, as provas ocorrem de 22 de novembro a 10 de dezembro. A última avaliação foi realizada em 2019. Os resultados são divulgados no ano seguinte e produzem os principais indicadores da qualidade da educação básica no país.

A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, visitou unidades de ensino na segunda-feira e constatou o otimismo dos corpos docente e pedagógico com o empenho dos estudantes.

“Através dessa avaliação nós vamos conseguir fazer um raio-X do verdadeiro aprendizado dos nossos estudantes. As escolas estavam focadas e mobilizadas para preparar os alunos e certamente teremos bons resultados”, avaliou a secretária.

Saeb – O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Fonte: SEDUC

Foto: Eduardo Cavalcante