TCE
Foto: Junio Matos
Foto: Junio Matos

Por Fábio Melo, Rede Amazônica

Professores e historiadores devolveram honrarias recebidas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em protesto contra a concessão do título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato aconteceu nesta quinta-feira (22).

Na terça-feira (20), a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei (PL) que concede o Título de Cidadão do Amazonas a Bolsonaro. Na ocasião, dos 24 parlamentares, 19 votos foram a favor. Entretanto, seis deputados afirmaram, nesta quinta, que estavam presentes na sessão, mas se ausentaram durante a votação. Com isso, houve 13 votos a favor.

A professora e historiadora Antônia de Oliveira foi uma das participantes do ato. Ela contou que recebeu o título de Honra ao Mérito no ano de 2016, mas decidiu devolver a honraria por não considerar que seja digno a Aleam conceder o título de cidadão amazonense ao presidente.

“Não achamos que seja digno dessa casa nos homenagear e, ao mesmo tempo, homenagear quem patrocina, incentiva e propagandeia a morte de centenas e milhares de pessoas aqui no país. Mais especificamente aqui no Amazonas, onde foi usado um método que foi tipicamente usado no nazismo, que é o da asfixia”, disse Oliveira.

Assim como Oliveira, o historiador Yann Evanovick criticou o posicionamento do presidente quando o Amazonas enfrentou a crise do oxigênio durante a segunda onda da Covid. Ele relacionou o ocorrido como um dos fatores de não merecimento da concessão do título à Bolsonaro.

Presidente Jair Messias Bolsonaro. — Foto: Carolina Antunes/Agência Brasil

“O governo Bolsonaro foi informado que faltaria oxigênio. O presidente da república está sendo investigado em uma CPI pela falta de oxigênio no estado do Amazonas. E o pior, o presidente Bolsonaro, como é de praxe, disse que não era atribuição da presidência da república resolver oxigênio. Isso é um absurdo. Se tem alguém para ser homenageado, de longe não é o presidente Bolsonaro”, comentou.

Matéria completa no G1.globo.com