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A Prefeitura de Novo Airão, em parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciou no dia 07 de agosto, o processo de digitalização dos documentos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SEMAP), visando aumentar a eficiência e facilitar o acesso aos arquivos públicos.

A ação faz parte do Cidade Empreendedora, de acordo com a gestora do Sebrae de Manacapuru, Fabiane França, o programa em Novo Airão está atuando também para apoiar o poder público como agente mobilizador. “Especificamente, vamos atuar como facilitadores e ajudar no fomento do desenvolvimento econômico, através das ações que nós elaboramos junto aos secretários municipais, trabalhando os eixos estratégicos do programa, que inclui a parte de gestão municipal”, explica a gestora.

O cronograma da digitalização dos documentos será de 9 meses, sendo no primeiro momento a definição de fluxo de trabalho arquivístico; métodos de arquivamento e do fluxo documental; elaboração de plano de classificação de documentos; elaboração de tabela temporalidade documental (TTD).

A partir de setembro o programa vai trabalhar na organização, higienização, eliminação e digitalização dos documentos. Para a Secretária da SEMAP, Franceleide Medeiros de Melo, a ação é uma estratégia de desburocratização, com o objetivo de agilizar os processos entre os servidores e a prefeitura.

“Com a digitalização queremos melhorar o fluxo da secretaria, reduzindo a quantidade de procedimentos e etapas para elaboração de um documento, além da agilidade no serviço, preservação e integridade no longo prazo, flexibilidade, organização no armazenamento, praticidade e com isso um processo de elaboração de documentos mais rápido e eficaz”, elucida a secretária.

A atividade integra o primeiro eixo do programa referente a gestão municipal, onde apoia na elaboração do plano de desenvolvimento econômico do município com soluções, capacitação e qualificação dos gestores públicos municipais e seus processos.