TCE


Manaus – No primeiro mês de 2024, Manaus fortalece o compromisso de chamar a atenção e discutir a importância da saúde mental, com a campanha Janeiro Branco. Explorando o tema “Saúde Mental enquanto há tempo”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início nesta terça-feira (2), a uma programação que, além das orientações sobre a promoção da saúde mental voltadas para os usuários da rede municipal de saúde e seus servidores,  abrange ações que têm o objetivo de despertar a consciência sobre o valor do bem-estar emocional.

O trabalho nas unidades de todos os Distritos de Saúde da Semsa contempla abordagens em sala de espera, junto aos usuários e seus familiares, por meio de informações sobre a campanha e distribuição de panfletos. Rodas de conversa, palestras, orientação, dentre outras estratégias, também integram a programação.

No dia (16), no parque do Mindu, acontecerá o Dia “D”, com uma extensa programação a ser realizada das 9h às 12h.

“O público-alvo do evento serão os usuários dos cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial de Manaus), a população indígena, grupos de mulheres, além do público em geral. Nosso objetivo é reforçar o trabalho de sensibilização que realizamos de forma cotidiana em nossas unidades sobre a importância da adoção de medidas de autocuidado na saúde mental, numa perspectiva preventiva”, antecipa a chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite.

A psicóloga explica que serão uma série de serviços para crianças e adultos que serão ofertados como zumba, auriculoterapia, meditação, origami, apresentações culturais, maquiagem, rodas de conversa, dentre outras atividades.

“O Janeiro Branco é uma campanha muito importante para que se discuta a saúde mental de forma acolhedora e respeitosa. A cada ano, os profissionais de saúde conquistam mais espaço, para que a saúde mental ganhe importância e seja discutida sem preconceitos”, acentua.

Realizada em todo o mundo, o Janeiro Branco acontece no território nacional desde 2014, com o objetivo de discutir e estimular a promoção da saúde mental. O engajamento em prol da saúde mental ocorre no primeiro mês do ano, porque este é um período estratégico, no qual as pessoas costumam elaborar seus objetivos e metas e promovem mudanças.

“Justamente por ser uma fase em que as pessoas costumam avaliar seus resultados e ajustar seus objetivos, o mês de janeiro é um período oportuno para traçar planos que contribuam para promover a saúde mental, incorporando bons hábitos que fortalecem a regulação das emoções e gerem resiliência diante de situações imprevistas ou frustrantes, por exemplo”, observa Jeane.

Com informações da assessoria*