Manaus – Ao menos 50 servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, na manhã desta segunda-feira (22), de uma apresentação online com foco em novas metodologias para dimensionamento da força de trabalho e na gestão de competências. A apresentação teve coordenação do Departamento de Gestão de Pessoas do TCE-AM (Degesp).

Ministrada pelo professor Rogério Leme, fundador da Leme Consultoria, que já aplicou o curso em diversos tribunais de contas brasileiros, a apresentação teve como objetivo demonstrar métodos inovadores que permitem setores de gestão de pessoas saber como elaborar planos de trabalho com o total de pessoas necessárias para a realização de atividades, visando eficiência na gestão de pessoas.
“Estamos investindo na capacitação do corpo técnico do TCE-AM para melhorarmos a gestão interna dos processos e, assim, sermos cada vez mais eficientes”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Entre os temas abordados na apresentação estiveram a evolução do dimensionamento da força de trabalho, com análise de como era realizado no passado, dando destaque às metodologias atuais, focado em diagnósticos quantitativos, qualitativos e de perfil.
“Queremos trazer uma estratégia de uma nova cultura voltada para a produtividade. Isso é muito importante para saber desde a quantidade de pessoas que precisamos em uma atividade, o desempenho dessas pessoas e a avaliação de competências dos ocupantes dos postos de trabalho frente ao necessário para que essa atividade seja realizada com qualidade e eficiência”, explicou o instrutor Rogério Leme.
“É uma ferramenta de gestão que queremos trazer para que o gestor possa enxergar e levar dados para tomadas de decisões melhores para o Tribunal de Contas. Com uma boa análise, é possível fazer com que o Tribunal seja ainda mais eficiente, sem desperdício de força humana”, concluiu.
Foram apresentados ainda diferentes métodos de avaliação de desempenho, entre eles métodos específicos para o Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas.
O projeto é distribuído em macro etapas, entre elas planejamento, envolvimento da alta gestão e preparação, mapeamento comportamental, coleta de dados, coleta das avaliações de desempenho, apresentação dos resultados das avaliações e feedback, além de orientação para estruturação das metas.