TCE

 meio ao crescente número de casos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) no Estado, a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, informou que 31 pessoas já foram curadas do vírus e estão fora do risco de transmissão. O número foi confirmado no início da tarde desta quarta-feira (1), durante coletiva on-line feita diariamente para atualização de dados.

O primeiro caso curado foi o da primeira paciente confirmada com coronavírus no Estado. A mulher, de 39 anos, foi diagnosticada com o vírus no dia 11 de março. Ela contraiu a Covid-19 durante viagem para Londres.

A paciente respeitou os 14 dias de isolamento domiciliar e somente depois de testada novamente recebeu ‘alta’. Ainda nesse período, ela foi monitorada tanto pela FVS quanto pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam). Atualmente, o coronavirus já vitimou três pessoas no Amazonas e 200 casos foram confirmados.O vírus, que ainda não tem vacina, tem sido amplamente estudado no mundo.

No Amazonas, esta sendo desenvolvida a pesquisa clínica ‘CloroCovid19’, liderada pelo médico infectologista Marcus Vinícius Lacerda, da Fiocruz Amazônia e da Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), que tem como objetivo avaliar a eficácia da medicação Difosfato de Cloroquina em pacientes com diagnóstico de doença respiratória grave.

Por: https://www.opiniaomanauara.com.br/2020/04/sobe-de-4-para-31-o-numero-de-curados.html?m=1