TCE

Após retirar imagens de mulheres das fachadas de lojas e impor o uso do hijab, o Talibã emitiu um comunicado nessa terça-feira (17), pedindo que as mulheres se unam ao grupo terrorista para convencer o mundo de que o regime empregado por eles mudou.

O grupo anunciou “anistia geral” e disse que a população não precisa temer, pois não eles não farão uso de violência e não planejam represálias.

Os terroristas pediram ainda que as pessoas não deixem o Afeganistão em massa e que retornem aos seus postos de trabalho e atividades diárias, sobretudo os funcionários do Governo.

Às mulheres eles garantiram que eles terão o direito de estudar e trabalhar, desde que façam uso do véu e apelaram para que as mesmas se tornem aliadas deles e testemunhem o “regime moderado” sob o qual eles pretendem governar o país.

O Talibã afirma que as atrocidades cometidas entre 1996 e 2001, quando tomaram o poder pela primeira vez, não voltarão mais a acontecer e dizem que a visão do grupo mudou em relação à liderança do Afeganistão.

Na época, mulheres não podiam estudar ou trabalhar, nem mesmo sair de casa desacompanhadas de um parente homem. Execuções públicas e punições severas como amputações de membros e apedrejamento também eram aplicadas com frequência a quem desrespeitasse as leis impostas pelos terroristas.

Fonte: Portal do Holanda