Técnicos e profissionais do ambiente de geocolaboração da Prefeitura de Manaus, lotados no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participam, até esta sexta-feira, 6/10, do treinamento e capacitação para o uso do novo software de planejamento urbano inteligente, o ArcGIS Urban. O treinamento acontece na Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na zona Centro-Sul.

Da autarquia, participam da formação colaboradores da vice-presidência, da Diretoria de Planejamento (Dpla), da Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap) e da Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG).

Durante o treinamento, os colaboradores receberam conteúdo sobre introdução ao software, benefícios, gerenciamento de dados, camadas de base, dados de tipos urbanos, criação de cenários e ações práticas para uso do ArcGIS Urban. “O software permite que profissionais colaborem entre as equipes com um aplicativo 3D, baseado na web, que suporta o planejamento de cenários e impacto. Ele permite a transformação digital do planejamento urbano e regional para incentivar o ambiente geocolaborativo, com modelagem e construção (BIM) e outros tipos de informações 3D”, comentou o gerente do GIG, Luiz Albuquerque.

O uso do software vai permitir à prefeitura ampliar e aperfeiçoar a tecnologia disponível para o planejamento e construção digital da cidade, com uso para desenvolvimento de projetos a melhorias urbanas, em tempo real e para benefício do cidadão.

O banco no ArcGIS permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização, de forma mais adequada e sustentável, para a cidade e para as demandas da população.

Com acesso ao sistema e plataforma tecnológicos, os colaboradores do Implurb têm acesso a dados mapeados e em camadas de informação, o que permite melhor análise técnica.

Atuam, neste trabalho, técnicos, arquitetos, engenheiros e profissionais do instituto. “A tecnologia e as ferramentas disponíveis ajudam a gestão pública a ser mais eficiente”, comentou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

 

Fonte: Implurb

Foto: Phill Lima