TCE

 Pelo menos 85 países fecharam escolas em todo
o território para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. A medida
teve impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens, segundo a
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
 Falando à ONU News, de Bruxelas, o
representante da agência na ONU e em Organizações Internacionais, Vincent
Defourny, disse que a agência atua junto  das autoridades na implementação desse tipo de
programas.
 “A Unesco aconselha a aliviar o impacto sobre
o currículo escolar de várias formas. A primeira coisa é fazer o uso mais
extensivo possível de todos os recursos a distância, que podem ser pela
internet, pela rádio, pela televisão e todas as formas que permitem aprender e
manter contato com a aprendizagem a distância.”
 Cerca 15 nações fecharam as escolas de forma
parcial. Se a medida for implementada, em nível nacional, deixará mais centenas
de milhões de alunos sem aulas. Defourny disse que é preciso conciliar esta
decisão a cada realidade.
 “Nesse contexto é muito importante também
manter um vínculo com os alunos, criar comunidade e criar um sentido de
pertença que seja importante tanto para os alunos como para os professores e
para a comunidade. Por isso é muito importante que a estratégia de cada
professor seja adaptada à circunstância do país e à circunstância da sua turma.
Por isso, o currículo será revisado. Mas damos a possibilidade de manter esse
vínculo de aprendizagem e de trabalhar a distância da melhor forma possível.”

 Continuidade

 Como parte das medidas para tentar retardar a
propagação do novo coronavírus, a agência apoia ações para minimizar
perturbações no sistema de educação e facilitar a continuidade do aprendizado,
especialmente para os mais vulneráveis.
 Uma reunião virtual com ministérios da
Educação dos países afetados e preocupados em garantir meios alternativos de
aprendizado para crianças e jovens juntou 73 países, incluindo ministros e
vice-ministros.
 Os temas discutidos na semana passada incluem
a ajuda para preparar e implantar soluções de aprendizado à distância e de
forma inclusiva, experiências e recursos digitais para abrir oportunidades a
mais alunos sem grandes custos.
 A agência incentiva plataformas de
aprendizagem para apoiar a continuidade das aulas sem afetar o currículo local,
parcerias para educação a distância e acompanhamento global de escolas e dos
alunos afetados.

 Oportunidades

 A Unesco destaca que o encerramento das
escolas, mesmo que seja de forma temporária, traz um custo social e econômico
alto. Os mais favorecidos ficam com menos oportunidades para crescer e
desenvolver.
 Na área de nutrição, muitos menores ficam sem
alimentos a que têm acesso na escola. Os pais com limitações para que os filhos
acompanhem o aprendizado a distância podem sofrer com a falta de acesso a
ferramentas digitais.
 A Unesco aponta que vários menores também
podem ter maior exposição a comportamentos de risco ficando sozinhos em casa.
Fonte:  Agencia Brasil
Foto:  Divulgação