TCE


Entre os dias 7 a 11 de agosto de 2023 , Manaus, capital do Amazonas , Brasil sediou o 32 Encontro Anual do International Police Executive Symposium ( IPES) que é uma instituição sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos da América na cidade de Albany, que possui status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Fundado em 1994 no Palácio das Nações em Genebra, o IPES tem por missão estabelecer o diálogo entre policiais, profissionais de segurança e acadêmicos com a finalidade de propor soluções para o incremento da ação das forças de segurança. Desde a sua criação o IPES realiza conferências, encontros temáticos e edita livros relacionados à sua área de interesse.

Em especial, esse encontro do IPES foi um importante momento para o intercâmbio de ideias, construção de redes e desenvolvimento de futuros projetos a partir da realização da conferência. Diversos países já sediaram o evento e neste ano ocorrerá no Brasil na região amazônica. A partir de realização de palestras com acadêmicos e profissionais de segurança pública, como também por meio de atividades culturais, com a finalidade de divulgar o país sede do evento e suas tradições, é possível descobrir e desenvolver interesses mútuos e fortalecer redes transnacionais.

Como parceiros brasileiros, o IPES organiza o evento em conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus ( CODESE MANAUS ), Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas ( ADEPOL AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em especial por meio de seu mestrado profissional em segurança pública. Um dos objetivos do evento foi gerar projetos envolvendo acadêmicos e profissionais de segurança pública do Amazonas em nível nacional e internacional. Assim, será possível incrementar o conhecimento dos problemas de segurança pública no Estado e ampliar a capacidade de proposição de soluções.

Para a presidnete da ADEPOL AM, Dra. Márcia Chagas, delegada de polícia o evento foi “um momento precioso para discutir segurança pública no Amazonas sem perder de vista o equilíbrio entre o meio ambiente e o homem do norte.

Preservar a floresta sem perder de vista o homem do norte, nossos cablocos e povos originários.
A violência será combatida quando nosso povo tiver meios para alcançar seu bem estar social com a floresta em pé”

Para o coordenador geral do evento , Mário Jumbo Miranda Aufiero, mestre em segurança pública, o evento atingiu seu objetivo em aproximar as patativas mais modernas e importantes do mundo com a nossa realidade amazônica.

O evento ocorreu entre os dias 7 a 11 de agosto de 2023, no auditório da escola superior de tecnologia da EST / UEA, localizada na Av. Darcy Vargas, n.. 1200, bairro flatware 10 de Novembro , Manaus, Amazonas- Brasil .
A programação você poderá acompanhar pelo site do evento https://www.ipes.info

 

Fonte: Adepol

Foto: Divulgação