Parlamentar solicitou expansão de agências para o interior

O Banco da Amazônia (Basa) foi homenageado nesta quinta-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelos seus 80 anos de atuação na região amazônica, sendo a principal instituição financeira de fomento no Norte do país. A iniciativa foi do deputado Adjuto Afonso (UB), que aproveitou a ocasião e solicitou que o Basa estenda as agências ainda mais para o interior do estado.

“O Basa hoje é o banco que representa toda a amazônia, e eu quero aproveitar esse momento para pedir que a instituição estenda ainda mais as agências para o interior, para que a população dos municípios tenha mais oportunidade. Às vezes a agência de fomento está lá, mas o valor disponível não atende quem precisa de um recurso maior para investir em negócios mais abrangentes, e o Basa tem programas para isso”, disse o parlamentar.

O deputado Adjuto Afonso, destacou, ainda, que, atualmente, o Basa, é responsável por mais de 64% do crédito de fomento econômico regional, e administra cerca de 38 bilhões de reais nos sete estados da região Norte, dispondo de recordes de aplicação de crédito que, cada vez mais, se aproximam dos pequenos e microempresários que buscam recursos por meio de taxas mais acessíveis, como do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte), aplicados desde a criação desse fundo, em 1989.

Esmar Prado, superintendente do Basa na região norte, agradeceu a homenagem da Casa Legislativa, relatou alguns números significativos do banco e anunciou que no início de 2023, o Basa estará inaugurando uma agência no Alto Solimões.

“São três mil empregados no Amazonas, Maranhão e Mato Grosso; 450 municípios na região Norte e já estivemos em todos eles aplicando crédito, tornando sonhos em realidade. Vamos ampliar esse crédito nos municípios, queremos contribuir para melhorar a qualidade de vida da população. E, já está no radar para no primeiro semestre de 2023, inaugurarmos mais uma agência no interior, especificamente em Tabatinga”, disse Prado.

Presentes na solenidade o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius, que representou o governador Wilson Lima (UB); Urias Sérgio de Freitas, da Associação Comercial do Amazonas (ACA); Maria José Sá de Albuquerque, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas; e, Rejane de Souza, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), além de funcionários e clientes do Basa.

Os deputados Roberto Cidade (UB), presidente da Aleam, Serafim Correa (PSB), Carlinhos Bessa (PV) e Fausto Júnior (UB), participaram da solenidade e reiteraram a importância do banco para a região.

Na ocasião, funcionários antigos de carreira foram homenageados: Valdecir José de Souza Tose, atual presidente, que não pode estar presente, Gilberto Jordan Sandes de Almeida, José Pereira Passos, Marivaldo Gonçalves de Melo e José Maria Tavares Gato.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep.  Adjunto Afonso

Foto: Divulgação