TCE

Nesta quinta-feira (25), o professor de direito digital e advogado Dr. Aldo Evangelista participou de um bate papo com o grupo Cetam (Centro de educação tecnológica do Amazonas).

A LGPD foi o assunto tratado durante a live, mas o que é LGPD? A sigla significa Lei Geral de Proteção de Dados. A LGDP virou uma lei no Brasil em agosto de 2018 para proteger os dados (informações) dos brasileiros.

O mundo tem avançado tecnologicamente diariamente, todos os dias são descobertos novas formas de nos mantermos conectados. Todos os dias as pessoas produzem vários dados (informações) tecnológicos e é registrado pelas empresas de tecnologia. Os dados produzidos são, segundo Dr. Aldo, os pagamentos que as pessoas fazem para as grandes empresas de tecnologia.

Os dados são extremamente importantes e foi pensando nessa importância que foi criado a Lei de proteção de dados, para que o cidadão comum tenha o poder de saber o que as grandes empresas estão fazendo e como estão tratando os dados colhidos.

“A lei geral de proteção de dados é uma nova cultura que nós precisamos ter no uso dos nossos dados, por isso eu fiquei muito feliz com o convite do Cetam para falar sobre a LGPD para a educação, porque eu vejo a educação é o local onde nós temos que dar exemplo. Então eu vejo que é justamente o local onde primeiro deve implementar a LGPD” afirma Dr. Aldo.

O professor também afirma a importância de usar diariamente a implantação da LGPD pelos professores e alunos para que se tornem replicadores desta nova cultura, sabendo dos seus direitos mediante está lei.

Grande parte dos jovens e crianças hoje possuem acesso a internet, independente da qualidade da mesma. Dr. Aldo Evangelista ressalta que a falta de acompanhamento dos pais diante ao que esses jovens e crianças consomem na web é extremamente importante.

Segundo estudos, as crianças que têm acesso online diário podem ter dificuldade para dormir, causando problemas na saúde. O advogado afirma que é preciso um acompanhamento para que esses jovens sejam orientados sobre como ter seus dados protegidos.

As informações que colocamos na web ficam armazenadas, é necessário conhecer seus direitos e deveres como consumidor. Para Aldo Evangelista, o brasileiro precisa começar a entender mais sobre a lei de proteção de consumo  de dados pois com o avançar da tecnologia é constante e é necessário entendê-lo e acompanhá-lo de forma segura.

Acompanhe o bate papo:

 

Foto: Reprodução YouTube