Foram 197 pessoas vacinadas em apenas duas horas de mutirão. Esse foi o balanço divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde no município de São Sebastião do Uatumã, neste sábado (10/07). Pelo menos mil pessoas devem ser imunizadas até o final da ação, às 17h.

O mutirão Vacina Amazonas iniciou às 8h no município e em apenas duas horas imunizou 197 pessoas no posto principal de vacinação, localizado na Rua Álvaro Maia, no Centro da Cidade. O número indica que mais de uma pessoa foi vacinada por minuto no município.

Pedestres e motoristas foram até o local para receber a primeira dose da vacina, como a autônoma Janaína Sandreli, de 30 anos.

“É uma sensação de alívio, felicidade e esperança. Esse vírus veio para trazer muita tristeza, perda de familiares. Perdi parentes próximos, amigos, e essa vacina significa gratidão e, com certeza, esperança”, disse.

O barqueiro Robson Melo, 41, também garantiu a primeira dose e afirma que imunização é esperança de retorno às atividades no município.

“É muito bom estar sendo vacinado, a cidade parece estar voltando ao normal. Perdi vários amigos aqui. Então, meus coroas, vamos tomar a vacina. Tem muitas pessoas que acreditam em informações falsas sobre a vacina. É um município pequeno, todos se conhecem e todos se abraçam, e hoje não podemos por causa dessa doença”, disse Robson.

Além do posto ofertado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura municipal, equipes da FVS-RCP se deslocaram para realizar uma busca ativa nas residências, tanto na sede da cidade como na zona rural.

Confira os locais de vacinação por município:

Iranduba
8h às 18h

– Praça dos Três Poderes
– UBS Fluvial do Cacau Pirera (drive-thru fluvial)
– Ginásio da Escola Izaías Vasconcelos
– Centro do Idoso

Itacoatiara
Sede do município
8h às 20h

– Avenida Parque (drive-thru)
– Escola Municipal Maria Nira Guimarães – Mutirão (pedestre)
– Escola Municipal Jamel Amed – Centro (pedestre)

8h às 17h
– Escola Municipal Osmarina Melo – Poranga (pedestre)

Zona Rural
8h às 17h
– Escola Municipal Maria Constança Pinheiro – Novo Remanso (pedestre)
– Escola Municipal Luiza Mendes – Vila do Engenho (pedestre)
– Escola Municipal Ivo Amazonense de Moura – Vila de Lindoia (pedestre)
– Escola Campo Verde – Iporá (pedestre)

Urucará
8h às 17h
– Praça Central (drive-thru e pedestre)

Itapiranga
8h às 18h
– Praça do Sagrado Coração de Jesus (drive-thru)
– Escola Municipal Maria Rosalina (pedestre)

São Sebastião do Uatumã
8h às 18h
– Rua Álvaro Maia (drive-thru e pedestre)

FOTO: Roberto Carlos/Secom