TCE

Lembra do filme O Terminal? O longa de Steven Spielberg estrelado pelo astro Tom Hanks fez o maior sucesso na ocasião e foi baseada numa história real. Quem serviu de inspiração foi um iraniano que ficou preso por 18 anos em um aeroporto de Paris.

A informação da morte do homem que inspirou o filme foi confirmada por um funcionário do aeroporto. Mehran Karimi Nasseri faleceu de causas naturais pouco antes do meio-dia deste último sábado (12) no terminal 2F do aeroporto Charles de Gaulle, localizado nos arredores da capital francesa.

História chamou atenção e virou filme de sucesso

O iraniano acabou sendo preso ao cair numa armadilha de imigração. Sem poder entrar na França e não ter para onde ir, o homem acabou se tornando dependendo do local que virou sua moradia, fazendo com que se tornasse uma causa nacional e internacional. Sir Alfred, como ficou conhecido, fez de uma pequena parte do chão e um banco do local o seu domínio.

A inusitada história de Karimi Nasseri acabou chamando a atenção do diretor Steven Spielberg, que se inspirou em sua história para o filme. A produção teve como protagonistas a atriz Catherine Zeta-Jones e Tom Hanks. O longa relata a história do homem que fica preso no aeroporto após sair de seu país natal que desmorona em uma revolução.

Após ter gastado grande parte do dinheiro recebido pelo longa, o iraniano retornou ao aeroporto há algumas semanas, explicou um funcionário do local.

Quem era Karimi Nasseri

O homem nasceu no ano de 1945, em Masjed Soleiman, província de Khuzestan. Em 1988, ele fixou residência no aeroporto parisiense após ter viajado do Irã para Londres, Berlim e Amsterdã. O objetivo era tentar localizar a mãe. No entanto, ele foi expulso de todos os outros países que desembarcou por não apresentar a documentação necessária.

O homem ganhou uma rede de apoio informal no aeroporto de Charles de Gaulle. As pessoas o auxiliavam dando comida e ajuda médica. Ele conseguiu em 1999 o direito de ficar no país.

Fonte: i7News