TCE

O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, realizou na sexta-feira (26), no Ginásio Tanta, a entrega de kits de material escolar, tênis e fardamentos para os alunos da rede municipal de ensino. E em seguida, acompanhou a segunda etapa de triagem oftalmológica do Projeto Visão Além do Futuro, que fortalece a promoção da saúde ocular de estudantes, e inaugurou o Sistema de Reconhecimento Facial na Escola Raimundo Bezerra. A programação contou com a presença da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro, do vice-prefeito Edilson Lima, de vereadores e outras autoridades locais.

Na ocasião, Keitton Pinheiro enfatizou a importância dessas ações para assegurar que os alunos tenham condições adequadas para aprender e desenvolver suas atividades escolares da melhor forma possível. “Temos como compromisso cuidar não apenas de seus estudos, mas também de sua saúde visual, da sua segurança e bem-estar, ampliando os projetos e o uso de tecnologias que favoreçam a melhoria do processo educativo de ensino e aprendizagem, garantindo assim o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

Os kits escolares serão distribuídos diretamente nas escolas, seguindo um cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Um total de 12 mil alunos das zonas urbana e rural serão contemplados com itens essenciais para o ano letivo, tais como cadernos espirais, cadernos de brochura, lápis de cor, cola, régua, tênis, fardamento e mochila. Além do material escolar, também foram entregues diversos equipamentos para as unidades de ensino, incluindo impressoras 3D e um aparato tecnológico para implantação de quatro salas de robótica.

Em relação ao Projeto Visão Além do Futuro, a segunda etapa de triagem oftalmológica beneficiará mais de 800 estudantes da rede pública de ensino (municipal e estadual) com consultas e exames de vista. O atendimento especializado é realizado na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. Caso seja detectado alguma alteração, o aluno é encaminhado para os tratamentos necessários, inclusive com a oferta de óculos de grau, assegurando que ele tenha a correção adequada para sua visão e, assim, possa participar plenamente das atividades escolares.

Sobre o Sistema de Reconhecimento Facial, inaugurado na Escola Raimundo Bezerra, o objetivo é proporcionar mais segurança à comunidade escolar. A implantação dessa medida teve início no ano passado e vem sendo ampliada pelo governo municipal em razão dos demais benefícios que oferece, como melhor controle de evasão escolar; restrição automática de pessoas não autorizadas; identificação de estado emocional dos alunos; registro eletrônico dos alunos, através do horário, data e foto em sistema; e sinalização aos responsáveis a cada entrada do aluno.

Para a agricultora Maria Raimunda Seabra Mendes, de 48 anos, que tem três filhos matriculados na rede municipal de ensino, as ações promovidas na área educacional trazem alívio para as famílias. “Pra mim é de grande importância essas benfeitorias porque a nossa situação financeira é um pouco difícil. Sou muito grata por saber que os meus filhos estão seguro na escola, que vão ganhar o material escolar e poder fazer exames de vista, tudo de graça. Isso é bom demais porque não temos condições para arcar com essas coisas”, comentou.