TCE

O lançamento do satélite Amazonia 1 foi adiado do do 22 de fevereiro para o dia 28 de fevereiro de 2021 por solicitação do provedor do lançamento. O satélite foi desenvolvido no Brasil, e será usado para fornecer dados exatos e monitorar o desmatamento, em especial a destruição da região amazônica.

O Amazônia-1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação, junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Ele também é o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O satélite foi desenvolvido no Inpe, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, e coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Durante a execução das atividade de preparação do lançador foi constatado que o terceiro e o quarto estágios demandariam mais tempo de preparação para o lançamento. O primeiro estágio do lançador já se encontra montado no local de lançamento (launch pad) na base de SHAR na Índia. A preparação do satélite Amazônia 1 segue conforme o planejado.

Fonte: Site Uol