TCE


O prefeito de Borba, Simão Peixoto, destacou as metas para o município em 2024 e falou dos avanços na qualidade de vida da população durante entrevista ao Política em Foco, do portal Foco no Fato, em matéria veiculada terça-feira (08/02). Nesta data ele retomou os trabalhos como chefe do Executivo Municipal de Borba, cidade localizada a 151 quilômetros de Manaus em linha reta.

De acordo com Simão Peixoto, este ano os trabalhos serão para cumprir as metas previstas no plano de governo municipal. Entre eles está a construção do Hospital da Mulher; construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atender um maior número de famílias em vulnerabilidade social; construção de uma Vila Olímpica, sendo a segunda do estado do Amazonas; revitalização da orla do município; bem como a parceria com a Universidade do Estado Amazonas (UEA) para ampliar o acesso à educação de nível superior à população borbense.

“Nesse último ano de mandato, vamos continuar trabalhando firme para que Borba possa avançar cada vez mais e a população seja a maior beneficiada com essas ações nas áreas da educação, saúde e assistência. Todos merecem ter uma vida digna e serem tratados com respeito. Minha missão é honrar o nosso plano de governo”, ressaltou o prefeito.

*Evolução*

Em 2024, Simão Peixoto conclui o segundo mandato consecutivo como prefeito. Ele ressaltou as conquistas em sete anos de administração. Destacou a criação das Secretarias da Mulher e de Segurança Pública; o investimento no combate ao crime e à violência, aparelhando a Secretaria de Segurança Pública com novas viaturas e motocicletas. Além disso, a iluminação pública foi intensificada a partir da instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade.

Já na área da educação, durante a administração de Peixoto, foram construídas escolas de alvenaria em conformidade com o programa Escola Conectada. Todas as unidades de ensino foram dotadas de acesso à internet banda larga.

O setor da saúde vem despontando no Amazonas como um dos mais eficientes em retorno à população. Os mutirões de cirurgias de hérnias, cistos, laqueaduras, apêndicite, entre outras, têm permitido que os tratamentos ocorressem em Borba, evitando os gastos com o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), proporcionando menor desgaste para pacientes e acompanhantes.

O Hospital Regional Vó Mundoca recebeu equipamentos para a realização de exames de mamografia e eletrocardiograma. Dois leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) foram instalados, assim como o autoclave. A equipe de saúde recebeu reforço com a contratação de fisioterapeutas, ortopedista e pediatra.

“Nossa rede de saúde conta, atualmente, com mais de 20 médicos e demais profissionais. Agora, crianças e adultos são atendidos por especialistas. Com a criação do mutirão de cirurgias, que é realizado a cada três meses, conseguimos zerar as filas de espera por procedimentos que a população aguardava há anos, como as cirurgias de laqueadura e apêndicite. Com essa iniciativa, temos conseguido atender pacientes de outros municípios e até de Manaus”, enfatizou o prefeito Peixoto.

Outras conquistas foram obtidas por meio de articulação política de Simão Peixoto como a reabertura do Porto de Borba, realizada com apoio do deputado estadual Fausto Jr., e pavimentação das ruas do município, executada com emendas do senador Eduardo Braga.

*Luta solidária*

Peixoto relembrou que para arrecadar doações para o Natal Solidário e ajudar famílias ribeirinhas, criou o projeto solidário “Lutando por você”. O município promoveu lutas demonstrativas de MMA com três rounds de 2 minutos. O ingresso era um quilo de alimento não perecível. Uma das lutas teve como participante o ex-campeão mundial, Renan Barão.
“Para mim, é uma satisfação poder investir no esporte em nossa cidade. Os alunos conseguem treinar no contraturno de seus estudos, além de mulheres e crianças que também participam dos treinos. Esse projeto tem trazido um resultado muito positivo para Borba. Se for para lutar pela população de Borba, do Amazonas, eu luto com qualquer um que aceite o desafio. O importante é conseguir alimentos para a nossa população”, declarou Simão Peixoto. Ele subiu no ringue para estimular a prática desportiva e, ao mesmo tempo, lutar por causa social.

*Vice chamado ao trabalho*

Durante entrevista, o prefeito Simão Peixoto deixou, também, um recado ao vice-prefeito da cidade, José Pedro Graça, que não tem cumprido expediente. “Queria que o vice-prefeito parasse de me denunciar porque o que Deus dá, o homem não tira. Então, quero deixar um recado para ele: que volte a Borba, pare de fazer denúncia e vá trabalhar porque o seu papel é lutar pelo município de Borba. Não tenho nada contra ele, mas como político eu tenho. Porque o seu papel é trabalhar pelo povo”, afirmou Simão Peixoto.

O vice-prefeito José Pedro tem se ausentado de suas funções desde que o prefeito foi reconduzido ao comando do município por decisão judicial.