TCE

A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Prefeito Roberval Rodrigues, reinaugurada no último fim de semana pelo prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, encerrou a sua participação na primeira Ação Conjunta de Cidadania de 2023 realizando 525 atendimentos.

 

Os serviços foram concentrados na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Vila Camará, onde famílias de mais de 20 localidades da calha do Baixo Solimões se reuniram para ter acesso aos diversos benefícios  levados pela prefeitura.

Keitton Pinheiro explicou que a revitalização da UBS Fluvial faz parte dos esforços da sua gestão para oferecer estruturas mais modernas com o intuito de revolucionar a saúde ribeirinha, melhorando a assistência e ampliando a cobertura dos usuários residentes em áreas rurais, que são realizadas com suporte da UBS Laércio Braga, na Vila Itapéua, e UBS do Ribeirinho, na sede do município. “Nossa prioridade é ofertar os serviços de excelência cada vez mais próximo dos cidadãos”, comentou.

A unidade retomou os trabalhos com três médicos em atendimentos (principal demanda profissional da UBS), sendo que um deles estava exclusivamente realizando ultrassonografias, um fato inédito em ações na zona rural. A bordo também estavam odontólogo, enfermeiras, nutricionista, técnico em análise clínica, técnico em enfermagem, técnico de saúde bucal, microscopista, vacinadora, profissionais administrativos e a tripulação conforme preconiza a Marinha do Brasil.

De acordo com o secretário de Saúde de Coari, Giovane Guimarães, a UBS Fluvial do município possui estrutura para realizar mais de 400 atendimentos diários, podendo cobrir, em uma viagem de grande porte (geralmente com 20 dias), mais de 40 comunidades, a depender da calha em que estiver navegando.

Na ação do último fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da unidade fluvial, ofereceu consulta médica e de enfermagem, serviços de odontologia e ultrassonografia, avaliação nutricional, testes rápidos, vacinação humana (todas as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, inclusive as utilizadas na imunização contra a COVID-19), procedimentos técnicos, visitas domiciliares, educação em saúde e demais atendimentos.

Durante as viagens maiores, segundo Giovane Guimarães, a UBSF contará com apoio mais incisivo do bioquímico, realizando exames laboratoriais e dando resultado de forma imediata, além da borrifação intradomiciliar em áreas endêmicas, análise de lâminas de malária, vacinação de cães e gatos, dentre outros atendimentos primordiais.