TCE

Os métodos formais exercem um papel fundamental no dia a dia, assegurando eficiência, segurança e confiabilidade, desde a utilização de aplicativos até o funcionamento de aparelhos eletrodomésticos e veículos automobilísticos

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) realizou na quarta-feira (6), a cerimônia oficial de abertura da 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2023), que acontece até sexta-feira, dia 8. A solenidade contou com a presença do reitor da Ufam, Sylvio Puga, do diretor do IComp, professor José Luiz Pio, da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação (Propesp/Ufam), drª Adriana Malheiro, do coordenador do programa de pós-graduação (PPGI/Ufam), professor Juan Colonna, da representante da empresa Bemol Digital, Sheila Nóbrega, do coordenador geral do SBMF 2023, Edjard Mota, do professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do comitê do SBMF, Haniel Barbosa, do representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Altigran da Silva, e de professores e alunos da universidade. Outras atividades simultâneas do evento tiveram início no começo desta semana.

Na cerimônia, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou o orgulho da universidade em sediar o evento. “A Universidade Federal do Amazonas sente-se orgulhosa de sediar este importante evento na área de computação que está acontecendo no coração da Amazônia”, disse o reitor. A pró-reitora da Propesp, Adriana Malheiro, enfatizou a importância do SBMF 2023 para a internacionalização dos cursos do IComp. “Esse evento vem de encontro à internacionalização da nossa pós-graduação, que é um programa de excelência e que está em um grande momento de avanço e, para alcançar a nota 7 da Capes, precisa dessa internacionalização. Então, é um evento que deve ser muito bem aproveitado pelos estudantes e professores”, ponderou a pró-reitora.

Para a líder do time de Inteligência Artificial da Bemol Digital, um dos parceiros do evento, Sheila Nóbrega, a parceria empresa-universidade é crucial para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região. “Essa aproximação entre a indústria do varejo e a academia é extremamente importante, e essa posição da Bemol Digital visa contribuir na formação de excelentes profissionais na área de computação e, trazer eventos internacionais para cá, não só fortalece os próprios cursos de graduação e pós-graduação, como também traz para os acadêmicos do Amazonas a oportunidade de obter conhecimento com profissionais internacionais, além de deixá-los por dentro das últimas tendências do universo da computação”, frisou Sheila Nóbrega.

Para o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do comitê diretor do SBMF, Sérgio Campos, a expectativa é de que eventos como o Simpósio Brasileiro de Métodos Formais fortaleçam a academia. “A expectativa é que nos próximos eventos tenhamos mais gente do Amazonas participando. Há uns 15 anos atrás, fizemos um curso curto de especialização em bioinformática, e o resultado deste curso foi diversos alunos se interessando em fazer pós-graduação em bioinformática. Então, coisas que podem ser feitas aqui, a gente faz aqui, ou então, os alunos podem ir, como é uma tradição da Ufam e de todos os outros lugares, os alunos saem, se formam e voltam”, destacou Sérgio.

As programações do primeiro dia do SBMF 2023 ainda contaram com a palestra “Raciocinadores Colaboradores: Combinação de Teorias Além de Nelson-Oppen”, ministrada pelo diretor Técnico do SRI International, um dos mais renomados institutos de pesquisa do Vale do Silício, dr. Stéphane Graham-Legrand, e a palestra especial do professor assistente na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (BME), dr. Vince Molnár.

No segundo dia de evento, será a vez da palestra “Raciocínio Automatizado para Teoria dos Tipos”, ministrada pela professora da Universidade Paris-Saclay, Chantal Keller, e da palestra “IA Neurossimbólica para Alcançar uma IA Confiável”, ministrada pelo professor da Universidade da Cidade de Londres, Artur D’ávila Garcez.

Outras programações

A 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2023) ainda contou com duas programações simultâneas que ocorreram no início da semana: a 8ª edição da Escola Teoria de Ciência da Computação e Métodos Formais (ETMF) e a 2ª edição do Workshop Internacional Sobre Raciocínio Formal Automatizado para Garantir Sistemas de IA Confiáveis, o AFRITS 2023.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ufam

Foto: Divulgação