TCE

Pela primeira vez, duas mulheres indígenas foram eleitas como deputadas federais no Brasil. Sonia Guajajara (PSOL), conquistou o marco em São Paulo com mais de 156 mil votos, enquanto Célia Xakriabá (PSOL) recebeu 101 mil e ganhou em Minas Gerais.

Antes delas, apenas dois indígenas haviam sido eleitos a este cargo na história do país: Mário Juruna (PDT-RJ), em 1982, e Joênia Wapichana (Rede-RR), em 2018. Agora, 186 concorrentes ao Congresso declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que são indígenas, um aumento de 40% em comparação ao último pleito.

Mas esta não é a única novidade nas eleições nacionais. Com recorde de candidaturas, o movimento indígena se organizou durante as campanhas para lançar perfis competitivos. O objetivo era construir uma bancada no Congresso Nacional que, pela primeira vez, atuasse em defesa dos povos originários.

Sonia Guajajara está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo

Aos 48 anos, a líder indígena Sonia Guajajara entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022, segundo a revista Time. Ao lado do pesquisador Tulio de Oliveira, 46, ela figurou como a única mulher brasileira entre os selecionados pela publicação americana, que também citou nomes como Vladimir Putin, Joe Biden, Zendaya e Volodymyr Zelensky.

Fonte: Extra