TCE

A Câmara municipal de Borba votou nesta noite de segunda-feira (19) , abertura de uma CPI , para investigar supostas acusações contra o ex-prefeito Simão Peixoto e cassar seu mandato , o prazo para um parecer é de 90 dias.

A equipe que vai conduzir as investigações serão :

Presidente da CPI
Vereadora : Tatiana Franco
Relator :
Vereador Pedro Paes

Dos 9 vereadores do município, 8 participaram da sessão e todos por unanimidade votaram pela abertura da CPI

Vereadores(as)
Tatiana Franco, Carlos Rodrigo
Geremias da Cruz,
Otílio ,Thadeu
Pedro Paes ,
Cladio Pantoja e Edilson Batista.

Entenda o caso

O prefeito de Borba, Simão Peixoto, foi preso no dia (29), ao se entregar a polícia, após seis dias foragido. Ele é acusado, pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), de comandar organização criminosa em esquema de corrupção, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

O vice-prefeito Zé Pedro Graça (PSD) assumiu a Prefeitura no sábado (27). A posse do vice aconteceu na Câmara Municipal. Simão Peixoto foi afastado do cargo pela Justiça.

Simão Peixoto se apresentou em Manaus hoje ao delegado do DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado), da Polícia Civil. Em seguida, foi mandado ao IML (Instituto Médico-Legal) para exame de corpo de delito, para depois ser recolhido a presídio.

No dia 23 de maio (terça-feira), o Gaeco deflagrou operação em Borba e cumpriu mandados de busca e apreensão na Prefeitura e na casa de Simão. O prefeito, no entanto, fugiu da cidade antes que a Polícia chegasse.

Durante a operação, o Gaeco prendeu outros 10 assessores e secretários do prefeito.