TCE

Em Coroatá, município que fica a cerca de 280 quilômetros de São Luís, capital do estado do Maranhão, uma criança precisou da ajuda de moradores depois que sua cabeça ficou presa em uma panela de pressão.

O caso ocorreu no início do mês e tem repercutido nas redes sociais, devido ao modo como o objeto foi retirado da cabeça da criança.

Moradores usam lixadeira para salvar menino com panela presa na cabeça

Em um vídeo gravado por moradores, é possível ver a criança chorando e agoniada com a panela presa na cabeça. Segundo informações do g1, ela foi levada para uma oficina. No local, um grupo de pessoas tenta acalmá-la antes de tentar retirar o objeto.

Na tentativa de retirar a panela na cabeça do menino, o grupo decidiu usar uma lixadeira para cortar parte da panela. Com a ferramenta na mão, um morador faz o corte na panela, de cima para baixo, e consegue retirá-la. A criança chorou, mas não se machucou.

Apesar dos moradores de Coroatá ter tido a boa intenção de ajudar a criança e tudo ter terminado bem, o Corpo de Bombeiros do estado do Maranhão considerou o processo de retirada do objeto com uso de uma lixadeira inapropriado e inseguro, e orientou a população adicioná-los ao passar por situações similares.

Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos do procedimento utilizado

De acordo com José Lisboa, major do Corpo de Bombeiros no Maranhão, a lixadeira usada pelos moradores não é uma ferramenta apropriada para a situação, pois poderia ter machucado a criança. Ele explicou que o correto é usar uma mini retificadora para fazer um pequeno corte apenas no canto da panela, e depois usar um alicate para tirar a tensão no metal. Explicou que um protetor deve ser usado na cabeça da criança para não machucá-la de forma alguma.

Fonte: 1News