TCE

Crianças de uma escola de Jardim América, em Cariacica, estão comendo comida crua. O caso veio à tona após mães registrarem reclamações. Elas afirmam que a situação acontece desde o início do ano. Em contrapartida, a prefeitura afirma que a situação que aconteceu nesta semana foi um fato isolado, e que os funcionários da empresa contratada já foram substituídos.

De acordo com as mães, apesar de a situação estar acontecendo desde no início do ano, somente em setembro elas se reuniram para tentar resolver o problema. “Eu pedi a reunião no início de setembro e só consegui falar com a diretora de fato no dia 27 de outubro”, contou Bruna.

As estudantes relataram que já passaram mal por não quererem consumir a comida servida pela escola. Por causa do tempo integral, não é permitido levar alimentos de fora.

“Eles sempre falam que tem que falar com a nutricionista. Eles sempre jogam a culpa mais pra nutricionista. Qualquer coisa em relação a comida, eles falam: ‘Ah, você tem que mandar e-mail para escola, tem que fazer isso e aquilo, mas nunca resolve'”, disse a estudante Sophia Mendes.

Ela relatou alguns sintomas. “Eu já passei mal por não comer. Tive dor no estômago, dor de cabeça, fraqueza”, disse a aluna.

A Secretaria de Educação de Cariacica (Seme) informou que está ciente do caso e que já tomou as devidas providências junto à empresa contratada responsável pelo preparo das refeições.

A Seme esclareceu que se trata de um fato isolado e os funcionários da empresa contratada, envolvidos nesse fato, já foram substituídos.

Segundo a Seme, a Coane é composta por 13 nutricionistas, que atuam em toda rede, responsáveis em montar um cardápio com os componentes nutricionais necessários para as crianças e adolescentes.

*Com informações da repórter Carolina Silveira, da TV Vitória/Record TV