TCE

Reino Unido – Após ser nomeado novo primeiro-ministro pelo rei Charles 3º, Rishi Sunak fez seu primeiro discurso no cargo em frente à residência oficial em Downing Street nesta terça-feira (25). Logo no início de sua fala, ele afirmou que Liz Truss, sua antecessora na liderança do Partido Conservador, não estava errada por tentar promover o crescimento do país, mas que “alguns erros foram cometidos”.

Sunak advertiu os britânicos de que “decisões difíceis virão” para superar a crise econômica no país e ressaltou que o Reino Unido sofre as consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia. Ele também destacou seu papel durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19 para “proteger as pessoas e as empresas” e prometeu unir o país “não com palavras, mas com ações”.

“Este governo terá profissionalismo, integridade e responsabilidade em todos os níveis”, afirmou diante da multidão de jornalistas. “Este mandato pertence a todos”, completou.

Ele também citou Boris Johnson e agradeceu por todas as conquistas do governo britânico durante sua gestão.

Nomeado por Rei Charles 3º

O rei Charles 3º nomeou, nesta terça-feira (25), Rishi Sunak, o novo líder do governante Partido Conservador britânico, como novo primeiro-ministro do Reino Unido, em uma audiência no Palácio de Buckingham pouco depois de aceitar a renúncia oficial da polêmica Liz Truss.

Liz Truss

A primeira-ministra britânica demissionária Liz Truss desejou “todo o sucesso” a  Rishi Sunak, antes de abandonar Downing Street após 45 dias no cargo para apresentar sua renúncia ao rei Charles 3º. Truss foi primeira-ministra por apenas 45 dias e renunciou após apresentar um pacote econômico polêmico que recebeu duras críticas.

“Desejo a Rishi Sunak todo o sucesso pelo bem de nosso país”, afirmou em um breve discurso de despedida.

 

Fonte: R7