TCE

A Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de uma rede de drenagem profunda, rompida na rua A5, conjunto 31 de Março, no bairro Japiim 2, zona Sul da capital. Os serviços foram iniciados nesta segunda-feira (10), de forma emergencial. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalha na substituição das tubulações antigas que foram comprometidas pela ação do tempo, provocando uma erosão na camada abaixo do pavimento, o que causou a cratera na via.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, obras emergenciais de rompimento de redes de drenagem são sempre priorizadas, para coibir danos maiores e mais graves.

“Estamos todos os dias nas ruas atuando com serviços programados e priorizando as ações emergenciais, como neste caso do bairro Japiim. Identificamos a formação da cratera na via e intervimos de imediato, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior. Estamos atuando em ações dentro do cronograma do distrito de obras na região ”, explicou Efrain.

Outra frente de trabalho, atua na rua Bernardo Michiles, bairro Petrópolis, na recuperação de uma galeria subterrânea rompida, e na implantação da rede de drenagem superficial, com a implantação de meio-fio e sarjeta. Importante serviço para que, em dias de chuva, a água possa escoar e não provoque alagamentos por entupimentos.

As equipes do distrito de obras, além de atuarem nas contenções de erosões, trabalham também nas redes de drenagens profundas e superficiais, realizam a instalação de meio-fio e sarjeta e em obras de pavimentação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura das comunidades.

Foto:Márcio Melo/ Seminf