TCE

EUA – Uma forte turbulência deixou onze feridos em um voo da Delta Airlines que seguia de Milão, na Itália, para Atlanta, nos Estados Unidos. A aeronave envolvida no acidente foi um Airbus A350-900, de matrícula N576DZ.  151 passageiros e 14 tripulantes estavam a bordo do voo DL-175 de Milão Malpensa (Itália) para Atlanta, GA (EUA).

A ocorrência foi registrada já na aproximação para a cidade da Geórgia, quando a aeronave encontrou forte turbulência causando uma série de feridos. Após a forte turbulência, o avião seguiu a rota para um pouso seguro na pista 08L de Atlanta.

Dois tripulantes e 2 passageiros sofreram ferimentos graves, 5 passageiros e 8 tripulantes sofreram ferimentos leves. 11 pessoas no total foram levadas ao hospital.

A ocorrência classificada como acidente está sendo investigada pelo NTSB, órgão americano de investigação aeronáutica, que no final de semana divulgou um relatório preliminar afirmando:

Em 29 de agosto de 2023, por volta das 18h31, horário de verão do leste, o voo 175 da Delta Air Lines (DAL), um Airbus A350-941 experimentou turbulência durante a descida no Aeroporto Internacional Hartsfield Jackson (ATL), Atlanta, Geórgia. Dos 14 tripulantes e 151 passageiros a bordo, 2 tripulantes e 2 passageiros sofreram ferimentos graves e 8 tripulantes e 5 passageiros sofreram ferimentos leves. A aeronave sofreu danos leves. DAL175 foi um voo internacional regular de passageiros do Código 14 de Regulamentos Federais (CFR) Parte 121 do Aeroporto de Milão Malpensa (MXP), Milão, Itália para ATL.

Ainda de acordo com o relatório, os avisos para que os passageiros colocassem o cinto de segurança estava ligado. Durante a aproximação, a tripulação de voo afirmou ter identificado um sinal no radar meteorológico cerca de 40 milhas à frente e solicitou um desvio do controle de tráfego aéreo (ATC). O controlador de tráfego solicitou que a aeronave seguisse a rota até uma determinada coordenada antes de desviar para o norte. A tripulação de voo afirmou que não havia quaisquer indicações significativas de turbulência em seu aplicativo Flight Weather Viewer.

A turbulência severa dentro da nuvem durou pousos segundos. A tripulação do voo foi notificada sobre os ferimentos na cabine, declarou emergência ao ATC e solicitou serviço médico de emergência (EMS) na chegada a Atlanta. O pessoal do EMS recebeu a aeronave no portão e cerca de 11 pessoas foram transportadas para o hospital para avaliação adicional.

VEJA: