InícioMANAUSCom a presença de chefs internacionais, a Figa leva gastronomia amazônica para...

Com a presença de chefs internacionais, a Figa leva gastronomia amazônica para o mundo

Os apreciadores de uma boa gastronomia já podem se animar! Vem aí, a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA, que contará com a presença de nomes renomados da culinária internacional, como Heinz Wuth e o Jaime Rodriguez.

Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a feira visa realizar um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais, além de divulgar a gastronomia amazônica para diversos países.

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a Figa irá promover a troca de conhecimentos, a valorização da gastronomia e dos ingredientes amazônicos. “A presença de chefs internacionais é muito importante, pois tanto enriquecem o saber técnico ligado a gastronomia, quanto divulgam a Amazônia em diferentes locais e quando retornarem aos seus países levarão a marca da nossa região”, afirma Zamperlini.

Em 2023, o evento contará com uma programação diferenciada, como exposição de produtos e serviços, rodada de negócios, arena gastronômica com cozinhas-show e oficinas voltadas para o público infantil, onde as crianças poderão colocar a mão na massa, podendo produzir seus próprios biscoitos e degustá-los.

*Conheça os chefs internacionais confirmados*

O chileno, Heinz Wuth, é educador e divulgador da gastronomia científica. Os seus trabalhos apresentados nas redes sociais, contam com mais de 3,5 milhões de seguidores. A base do seu trabalho é a prática, experimentação, segurança, conservação dos alimentos, cozinha de precisão e sous vide. “Isto é Ciência e Cozinha”, o livro de Heinz Wuth, que será lançado este ano, revela os segredos e conhecimentos da ciência aplicada na cozinha.

Já o colombiano, Jaime Rodriguez, é do restaurante Celele de Cartagena, considerado o 19º melhor restaurante da América Latina. Recebeu grandes prêmios em sua careira em concursos como: Bocuse d ́Or Lagn América, no México DF 2011; Copa do Mundo de Young Chef de la Chaine des Rotisseurs, em Istanbul Türkiye 2011; Melhor jovem chef da Colômbia em 2010 e Melhor chef da região do Caribe em 2016.

*Participação Internacional*

Verónica Socarras é especialista em Turismo Gastronômico pela Basque Culinary Center, da Espanha, e responsável pela marca Colômbia de Gastronomia, escreve para vários veículos de comunicação da Colômbia, sobre gastronomia e viagens.

 

*Serviço:*
Evento: 5° Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA
Data: 30 de setembro e 01 outubro.
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques – localizado na Avenida Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus
Realização: Abrasel/AM


Artigos Relacionados

LEIA MAIS