TCE
Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, na última sexta-feira (4/6), uma ação civil pública em que pede a condenação do apresentador de televisão José Siqueira Barros Júnior, conhecido como ‘Sikêra Jr”, a reparar dano moral coletivo decorrente de discurso de ódio às mulheres. Ele é acusado de proferir falas discriminatórias, machistas e misóginas, além de humilhar com expressão racista, em transmissão ao vivo, uma mulher negra, que estava sob custódia do estado da Paraíba, em cadeia pública da capital.

O discurso foi ao ar na época em que ele apresentava o ‘Cidade em Ação’, um programa policial na TV Arapuan, afiliada da RedeTV na Paraíba, em 5 de junho de 2018. O caso repercutiu em todo o estado, causando grande comoção entre as telespectadoras paraibanas, que se sentiram ofendidas com as agressões verbais do apresentador.

À Justiça, o MPF pede que o apresentador indenize em R$ 200 mil a mulher negra que teve a dignidade ofendida por ele, além do pagamento de R$ 2 milhões a entidades representativas feministas ou de promoção de direitos humanos ou, alternativamente, ao Fundo Nacional de Direitos Difusos. O valor deve ter atualização monetária e juros.

ACP Discurso de ódio contra mulheres na Paraíba.pdf

[pdf-embedder url=”https://www.focoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2021/06/ACP-Discurso-de-odio-contra-mulheres-na-Paraiba.pdf” title=”ACP Discurso de odio contra mulheres na Paraiba”]