TCE


O “Maior Réveillon de Todos”, realizado pela Prefeitura de Manaus nos dias 30 e 31/12, atraiu um público rotativo superior a 150 mil pessoas no complexo turístico da Ponta Negra, localizado na zona Oeste, de acordo com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). O evento teve o monitoramento do Colegiado Municipal, coordenado estrategicamente pelo CCC.

A celebração de réveillon, com organização geral desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), atraiu uma verdadeira multidão. No dia 30/12, mais de 35 mil pessoas prestigiaram o Réveillon Gospel, que contou com a participação das cantoras nacionais Cassiane e Fernanda Brum. Já no dia 31, mais de 115 mil pessoas estiveram presentes no complexo da Ponta Negra para dançar ao ritmo envolvente de Joelma e cantar os hits do funkeiro Kevin o Cris e do forrozeiro Dorgival Dantas.

Para garantir que tudo corresse como planejado, o Colegiado Municipal, que também atuou nos shows realizados no Parque Amazonino Mendes, entre as zonas Norte e Leste, promoveu reuniões setoriais integrando as secretarias e órgãos envolvidos nas festividades. As tratativas incluíram o monitoramento nos perímetros, serviços de saúde, coordenação da segurança pública, fiscalização de trânsito, transporte, vigilância sanitária, assistência social e supervisão de ambulantes e permissionários no circuito, como destacou o superintendente do CCC, Sandro Diz.

“A realização do Réveillon, pela Prefeitura de Manaus, destaca a integralidade do evento, onde a responsabilidade pela organização é do município, e a maioria dos órgãos envolvidos é municipal. Essa integração representa o ponto alto de um extenso planejamento ao longo de meses. É importante dizer que embora a celebração de dois dias seja visível para o público, é, na verdade, o desfecho de um esforço coordenado, visando proporcionar à população a melhor passagem de ano da história”, enfatizou Diz.

 

Rede de monitoramento

O Centro de Cooperação da Cidade também realizou o monitoramento por imagens nos perímetros da Ponta Negra e do Parque Amazonino Mendes, visando garantir o bem-estar social do público nos locais que receberam a programação do “Maior Réveillon de Todos”.

Câmeras dos modelos PTZ (Pan, Tilt, e Zoom) e Bullet desempenharam um papel crucial ao oferecer monitoramento, em tempo real, de cada metro dos locais. Essas câmeras, equipadas com tecnologia de alta resolução de imagens 4K e inteligência artificial de aproximação de 60X, representaram um avanço significativo em termos de eficácia de monitoramento municipal.

A capacidade de aproximação permitiu uma visão detalhada e abrangente das atividades, enquanto a resolução 4K garantiu a captura nítida e precisa do evento. Essas medidas refletem o compromisso em empregar tecnologias de última geração para garantir a segurança e a experiência positiva para todos os participantes no evento.

 

Colegiado Municipal

A criação do colegiado tornou-se uma constante nas atividades da atual administração municipal por meio do Plano de Ações Integradas (PAI). Uma vez que se decide a montagem de um colegiado dentro de um evento de grande porte, que demanda a integração de atividades de diferentes pastas exige-se igualmente a necessidade de estruturar um colegiado ativo para solucionar os acontecimentos, junto à coordenação feita pela Manauscult.

“Essa colaboração intensiva reflete o comprometimento conjunto em oferecer um evento grandioso, respeitando a tradição e promovendo a união de nossa comunidade. Estamos confiantes de que, juntos, proporcionamos uma celebração que ficará marcada na memória de todos”, assegurou o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues.
Integraram o colegiado da Matriz de Responsabilidade do “Maior Réveillon de Todos”, representantes da esfera municipal e estadual: a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Segurança Pública (Seagi/SSP-AM), Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM), Corregedoria-Geral (SSP-AM), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Limpeza Urbana (Semulsp), Feiras, Mercados e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar, Vara da Infância e Juventude Infracional (TJ-AM), UGPM-Energia (Seminf), Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM), Polícia Técnico-científica (DPTC-AM), Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Assistência Social (Seas), Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama), Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) Saúde (Semsa e SES), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM).

— — —

Publicado em – https://bit.ly/47ptywJ

Texto – Samira El kebbe / CCC
Foto – Divulgação / Semcom