TCE

Amazonas – São Gabriel da Cachoeira, o terceiro maior município em extensão territorial do Amazonas, deu um passo importante em direção ao fortalecimento de sua economia e valorização da cultura local. Na manhã da quarta-feira, 24/05, no auditório do Centro Missionário Salesiano, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae Amazonas, lançou o Cidade Empreendedora, um programa de impacto socioeconômico que promete transformar a região.

O lançamento do programa representa um marco para São Gabriel da Cachoeira, uma cidade que agora se mobiliza para valorizar sua cultura, fortalecer seus negócios e promover um desenvolvimento econômico sustentável.

“Isso é desenvolvimento, um sonho que o povo espera, através da nossa gestão e com o Sebrae dando essa oportunidade”, é assim que o prefeito Clóvis Moreira Saldanha comenta sobre a parceria entre a prefeitura e o Sebrae/AM.

De acordo com Saldanha, o Cidade Empreendedora amplia as possibilidades empreendedoras, que estima trazer benefícios duradouros para a região, impulsionando o empreendedorismo local e gerando novas oportunidades para todos os envolvidos.

“A expectativa para São Gabriel da Cachoeira, onde tem mais povos indígenas em nível nacional é muito importante para o século 21, onde várias famílias precisam de oportunidade”, explica o prefeito.

Sendo o segundo município a aderir ao programa, os desafios logísticos também foram levados em consideração. De acordo com o gerente da Unidade de Empreendedorismo do Sebrae/AM, José Antônio Cardoso Fonseca, a estratégia é envolver outras instituições para a execução do programa no município.

“É um desafio importante. São Gabriel existe uma logística diferenciada, mas com grandes potencialidades e com as necessidades que nós do Sebrae, com a expertise que temos, podemos trazer para a cidade, em parceria com a prefeitura e com as entidades, para buscar esse desenvolvimento que tanto se pretende para os municípios do Estado do Amazonas”, pontua o gerente.

A assinatura oficial de adesão ao programa marcou o início de uma série de ações que visam impulsionar os empreendimentos locais e destacar a riqueza cultural do município. A primeira etapa do programa consiste no diagnóstico dos empreendimentos, com o Sebrae na Sua Empresa. Onde, desde o dia 17 de maio, agentes de desenvolvimento têm visitado empresários locais, mapeando suas necessidades e oferecendo soluções para impulsionar seus negócios. Essa fase se estende até o dia 26/05.

Paralelamente ao diagnóstico, uma série de capacitações estão sendo oferecidas para os empreendedores, abordando os eixos de Inclusão Produtiva e Gestão Municipal. Entre os temas das capacitações estão Higiene e Manipulação de Alimentos, com aulas ministradas de 22/05 a 26/05; Curso para Mulheres Empreendedoras, programado para ocorrer de 29/05 a 02/06, e Compras Governamentais, também de 29/05 a 02/06.

Além dessas atividades, o programa planeja oferecer capacitações específicas, como pinturas faciais e corporais, Roda de Negócios do Festribal, Melhoramento de churrasquinho, Tecnologia do Pescado e Piscicultura Básica. Com essa abordagem abrangente, o Cidade Empreendedora busca fornecer conhecimentos práticos e relevantes para os empreendedores locais, capacitando-os para alavancar seus negócios.

Com um cronograma sendo planejado para realizar mais de 100 atividades até o final do ano, uma das ações visa impactar diretamente as comunidades tradicionais de São Gabriel da Cachoeira. Para o Superintendente substituto do Ministério da Agricultura e Pecuária do Amazonas, Vinícius Lopes, o progr…